É nesta altura que tem de trocar o filtro de combustível!

Uma grande parte de manter o seu veículo a funcionar da melhor forma possível durante muito tempo é manter os cuidados com o motor. Isto aplica-se ao seu automóvel, pelo que não deve negligenciar as coisas durante muito tempo. Um exemplo é o seu filtro de combustível diesel. Nem toda a gente conhece os sinais de quando é altura de substituir um filtro. Mas quando se sabe o que procurar, torna-se mais fácil identificar.

É nesta altura que tem de trocar o filtro de combustível!

O seu veículo treme ao ralenti ou a baixa velocidade

Se o seu veículo ficar subitamente instável ao ralenti, pode ser um sinal de que está na altura de mudar o filtro. A razão para esta sensação é que o filtro não está a deixar passar combustível suficiente, o que significa que pode estar sujo e entupido. O mesmo se aplica à instabilidade a baixas velocidades. Ou seja, como ao sair de casa ou ao acelerar a partir de um sinal de paragem ou semáforo. Outro sinal de que o filtro pode estar entupido é o facto de o veículo funcionar bem quando atinge velocidades mais elevadas.

- Publicidade -

imobilizador do motor, motor do carro sobreaquecer

A distribuição irregular do combustível é um sinal revelador de que algo está errado, por isso, se tiver algum destes sintomas enquanto conduz, o filtro de combustível pode precisar de ser substituído.

O seu veículo tem dificuldade em arrancar

É difícil diagnosticar problemas no motor sem levar o veículo a um mecânico, mas uma das razões pelas quais um motor a gasóleo pode não arrancar é devido à sua filtragem. Tal como acontece com os problemas de ralenti e de baixas velocidades, o motor pode ter dificuldade em arrancar se o combustível não estiver a fluir corretamente ou se não entrar de todo. Poderá mesmo deparar-se com o problema da contaminação do combustível, um problema comum que os proprietários de motores a gasóleo enfrentam. Um filtro de combustível velho pode facilmente ser o culpado, mas é importante notar que coisas como bicos defeituosos ou fugas de ar também podem ser o problema.

spray para arrancar o carro

Esta é outra situação em que deve verificar a quilometragem do seu veículo e ver se está dentro do período em que é recomendada a substituição do filtro. Se estiver, há uma hipótese de ser esse o culpado. Se não for esse o problema, pode estar perante uma fatura de reparação dispendiosa, pelo que é melhor esperar que seja tão simples como colocar um novo filtro.

A luz de controlo do motor está acesa

A luz de verificação do motor pode significar uma variedade de coisas, mas o filtro de gasóleo pode ser a causa. Se adquirir um leitor de códigos para descobrir o que está a afetar o seu motor, pode poupar-lhe muitos problemas, uma vez que lhe permite identificar exatamente qual é o problema.

luz de verificação do motor, motor com problemas, erro P0128, luz de verificação do motor
Yellow lit engine error sign on car dashboard close up

Entretanto tenha em atenção que a luz de verificação do motor nem sempre se acende quando há um problema com o filtro. Assim se estiver a contar com isto, poderá começar a notar os sintomas muito mais cedo. Esta opção só será eficaz se o leitor lhe disser também o que significa a luz de controlo do motor. Como tal terá de gastar algum dinheiro onde os outros sinais são facilmente reconhecidos.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.