Até aqui, apesar do facto de serem cada vez mais interessantes para o consumidor “casual”, os smartphones Pixel da Google nunca foram atrás da tecnologia mais recente, e níveis de performance mais altos. Isso sempre ficou para a Samsung, Xiaomi, Vivo, Honor, Oppo, etc…
Aliás, durante muitos anos, os smartphones Pixel não foram vendidos em vários mercados importantes, porque não era objetivo da Google disponibilizar este tipo de aparelho em quantidades massivas, para conquistar quota de mercado.
Mas, parece que os planos estão a mudar, e os Pixel estão cada vez mais a sair da “caixa”. Os Pixel 8 já mostraram uma Google mais competitiva, os Pixel 9 parecem continuar essa tendência, e ao que tudo indica, os Pixel 10 vão ser transformativos e disruptivos!
Pixel 10 vai significar uma grande mudança de estratégia!
Portanto, é inegável que a Google está cada vez mais interessada em ser uma das fabricantes de referência do mundo Android. Algo que até faz algum sentido, visto que o ecossistema tem vindo a perder alguma força nos últimos anos, e é por isso preciso dar-lhe um abanão.
Pode ser considerado “concorrência desleal” por parte das outras fabricantes, visto que desta forma, a Google não só desenvolve o software, como também o hardware. Mas isso é o que é. Mais concorrência é sempre melhor para o consumidor.
Dito tudo isto, depois de uma grande aposta nos Google Pixel 8 de 2023, e pelos vistos, uma aposta muito similar nos Google Pixel 9 de 2024, tudo indica que os Google Pixel 10 de 2025 vão ser topos de gama de referência. Vão fazer tremer a concorrência!
Mais concretamente, tudo indica que a Google quer dar o salto para as linhas de 3nm da TSMC, muito provavelmente linhas adaptadas às suas necessidades. Ou seja, a Google quer abandonar as linhas da Samsung para apostar nas mais poderosas (mas mais caras) linhas de produção da gigante de produção de Taiwan. Algo que até poderá resultar em preços um pouco superiores aos atuais.
De forma muito resumida, a ideia é uma colabração direta entre a Google e TSMC. O que poderá resultar em coisas muito interessantes!
Ainda assim, é muito provável que a Google continue um passo atrás em termos de tecnologia pura, por isso, a fabricante vai ter de compensar noutros aspetos. Como é muito provavelmente o caso da captura de imagem a partir do módulo traseiro de câmaras, ou IA processada no próprio aparelho. Vamos estar atentos.
Mas uma coisa é certa, a Google está cada vez mais interessada no lado do Hardware… Isso vai certamente irritar as suas parceiras neste mundo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!