É por isto que os motores a gasóleo são mais ruidosos!

Já deve ter reparado que os motores a gasóleo são muito mais ruidosos do que os seus equivalentes a gasolina. Provavelmente questionou-se sobre a razão disso. Embora um motor ruidoso seja normalmente um sinal de problemas, nem sempre é esse o caso dos motores a gasóleo. O processo de combustão, as taxas de compressão mais elevadas e as características físicas dos motores a gasóleo contribuem para o ruído caraterístico pelo qual estes motores são conhecidos.

É por isto que os motores a gasóleo são mais ruidosos!

Os motores a gasóleo têm muito a seu favor. Incluindo o facto de serem mais eficientes do que os seus homólogos a gasolina. Mas faltam-lhes no departamento de abafamento do som. Os avanços tecnológicos contribuíram muito para silenciar os motores a gasóleo, ao ponto de o ruído produzido por muitos dos motores a gasóleo modernos ter apenas uma semelhança passageira com os antigos motores a gasóleo geradores de ruído de estrada.

Compreender o ruído

A diferença entre os níveis de ruído dos motores a gasóleo e a gasolina deve-se às diferenças específicas no seu funcionamento e nos processos de combustão. Os motores a diesel, por exemplo, dependem da ignição por compressão. Um processo em que o ar é comprimido até atingir uma temperatura elevada. Isto antes de o combustível diesel ser injetado na câmara de combustão. O ar comprimido é tão quente que se inflama espontaneamente sem utilizar velas de ignição, o que contribui para o ruído elevado do motor.

imobilizador do motor, motor do carro sobreaquecer, motores a gasóleo

Os motores a gasóleo produzem uma explosão maior durante o processo de combustão. Tudo devido à composição do gasóleo e à forma como este se inflama. As moléculas do gasóleo são maiores e mais densas. Também contêm mais energia por volume do que a gasolina. Quando estas moléculas maiores entram em combustão sob alta pressão, criam uma explosão maior e mais ruidosa. Um motor a gasolina, por outro lado, só entra em combustão quando se acciona – com uma vela de ignição a utilizar-se para acender uma mistura pré-misturada de ar-combustível – resultando num processo de combustão mais suave e silencioso. Os motores a gasóleo também tendem a ter um funcionamento mais ruidoso porque utilizam componentes robustos e pesados concebidos para suportar as elevadas pressões geradas durante a combustão.

Os avanços na tecnologia diesel ajudaram a atenuar este aspeto. Isto com sistemas de injeção refinados e materiais de amortecimento de ruído que tornam o que se ouve hoje muito mais silencioso do que o que se ouvia há uma década. Ainda assim, os diferentes métodos de combustão significam que estes motores continuam a ser geralmente mais ruidosos do que os motores a gasolina.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também