O TikTok tem estado a passar por um mau bocado nos últimos tempos. Na semana passada, o Presidente Joe Biden assinou um projeto de lei que obriga a ByteDance a vender a plataforma de partilha de vídeos ou será proibida nos EUA. Agora, a Comissão Europeia está a ponderar a hipótese de proibir o TikTok para iOS e Android na Europa!
Depois dos Estados Unidos fim do TikTok na Europa?
O Politico relata que a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse “Não está excluído” durante um debate para a eleição da Comissão em 2024. Isto foi em resposta a uma pergunta de um moderador referindo-se à iminente proibição do TikTok nos EUA.
Von der Leyen acrescentou ainda que a Comissão foi “a primeira instituição a nível mundial a proibir o TikTok nos nossos telemóveis empresariais”. “Sabemos exatamente o perigo do TikTok”. Os outros candidatos que participaram no debate mostraram-se relutantes em ir tão longe como von der Leyen. De facto, com um líder partidário a afirmar que temos de ver “o que acontece lá”.
A Comissão também está de olho no TikTok depois de a empresa ter lançado uma funcionalidade na Europa que compensaria os utilizadores por se envolverem com a aplicação TikTok Lite. Os executivos da Comissão argumentam que o TikTok não deu uma resposta adequada às perguntas dos reguladores sobre o impacto do TikTok Lite na saúde mental antes de lançar a aplicação. Desde então, a TikTok suspendeu o seu programa de recompensas na região, mas ainda enfrenta uma investigação por potencial violação da Lei de Serviços Digitais da UE (DSA).
Mas as novidades não ficam por aqui
A ByteDance, empresa-mãe do TikTok, prefere encerrar o TikTok nos Estados Unidos a vendê-lo a uma empresa americana se não conseguir vencer uma proposta de proibição em tribunal, informou a Reuters.
ByteDance prefere acabar com o TikTok do que vendê-lo!
De acordo com a agência noticiosa, que cita quatro fontes não identificadas, a ByteDance está a estudar a possibilidade de agir judicialmente nos EUA. Mas se esses esforços não resultarem, a empresa-mãe irá desligar o TikTok no mercado norte-americano.
Vender o TikTok não seria fácil para a ByteDance. Os seus algoritmos especiais – é uma grande parte de todo o seu negócio, de acordo com a notícia. Esses algoritmos são como as jóias da coroa da ByteDance.
As fontes acrescentaram que, embora o TikTok seja popular, não traz muito dinheiro para a ByteDance. Por isso, encerrá-lo não prejudicaria assim tanto a sua atividade. Além disso, a empresa manteria o controlo sobre os algoritmos do TikTok.
Se o TikTok desaparecer nos EUA, cerca de 170 milhões de utilizadores terão de procurar outras alternativas.
Esta informação contrasta com outra do The Information, há alguns dias, que afirmava que a ByteDance estava a considerar a ideia de vender a maior parte do negócio da TikTok nos EUA. Na altura dizia-se que a ByteDance queria vender a uma empresa fora do mundo da tecnologia e manter o seu algoritmo de recomendação de vídeos. Mas a ByteDance desmentiu a notícia.
Na semana passada, a ByteDance manteve-se firme, anunciando que não está disposta a entregar o TikTok a uma empresa americana nem a ceder qualquer parte da plataforma.
Isto mesmo depois de o Presidente Joe Biden ter assinado uma lei que poderia expulsar o TikTok dos EUA.
A nova lei dá à ByteDance até 19 de janeiro de 2025 (com uma possível prorrogação) para vender o TikTok nos EUA ou encerrá-lo. As autoridades norte-americanas estão preocupadas com a possibilidade de a China estar a espiar os americanos através do TikTok, recolhendo todo o tipo de dados.
O diretor executivo do TikTok, Shou Zi Chew, afirmou estar certo de que a empresa sairá vencedora em tribunal.
Qual será o futuro do TikTok na Europa?
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!