Esta é a melhor altura para verificar o nível de óleo do motor!

Ligações rápidas

Os motores de combustão interna necessitam do nível de óleo correto para funcionarem como devem. Demasiado ou pouco óleo pode prejudicar a longevidade e o desempenho do motor. Por exemplo, a condução contínua com um motor com pouco óleo aumenta a fricção e o calor, levando ao desgaste prematuro de peças internas vitais. Uma luz da pressão do óleo acesa e uma diminuição do desempenho são sinais de um motor com pouco óleo. Por outro lado, conduzir com demasiado óleo também é uma má notícia para o motor do seu automóvel. E qual é a melhor altura para verificar o nível de óleo do motor?

Esta é a melhor altura para verificar o nível de óleo do motor!

Em primeiro lugar saiba que assim como a falta de óleo causa problemas, o enchimento excessivo aumenta a pressão na cambota, conduzindo a muitos problemas. O excesso de óleo pode entrar na câmara de combustão e no coletor de escape. Se não for controlado, pode entupir o motor, inundar as velas de ignição e causar danos irreversíveis (e dispendiosos).

Da mesma forma que saltar uma mudança de óleo pode danificar o seu motor, é essencial monitorizar o nível de óleo de forma consistente. Sobretudo de preferência sempre que abastecer de combustível ou antes de embarcar numa viagem. Mas, afinal, qual é a melhor altura para verificar o nível de óleo do seu automóvel? Deve fazê-lo quando o motor está quente ou frio?

óleo do motor fraco
pouring changing car engine oil

As melhores alturas para verificar o nível de óleo do motor são quando o motor está frio (de preferência antes de o ligar de manhã) ou cinco a 10 minutos depois de desligar o motor. É uma boa ideia verificar o nível do óleo quando o motor está frio, uma vez que todo o óleo está no cárter depois de estar parado durante muitas horas, o que ajuda a medir com precisão o óleo utilizando a vareta.

Entretanto, também pode verificar o nível do óleo de um motor quente, mas deve esperar alguns minutos para que o óleo escorra e assente no cárter. Ao verificar o nível do óleo, a quantidade de óleo deve estar entre as marcas L (LOW) e F (Full) na extremidade da vareta. Se o motor estiver com pouco óleo, abra o tampão do óleo, adicione óleo de motor novo, volte a inserir a vareta e puxe-a novamente para ver o nível de óleo atualizado.

Quanto é necessário? 

Se o motor tiver demasiado óleo, drene-o imediatamente e volte a enchê-lo com o nível de óleo correto. Tenha em atenção que os automóveis pequenos e os crossovers com motores de três cilindros necessitam de cerca de três litros de óleo, enquanto os veículos com motores de quatro ou seis cilindros necessitam de 4,5 e 5,5 litros. Além disso, os automóveis com motores V8 maiores necessitam normalmente de cerca de 7,5 a oito litros de óleo.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados