Como verificar todos os níveis de liquido do seu automóvel!

Os automóveis são concebidos para durar anos. Mas sem uma lubrificação adequada, muitos componentes do veículo podem falhar muito antes do tempo. É por isso que é essencial familiarizar-se com os líquidos de que o seu automóvel necessita, como verificá-los e como enchê-los. Assim vamos dizer-lhe como verificar todos os níveis de liquido do seu automóvel.

Como verificar todos os níveis de liquido do seu automóvel!

Como verificar o óleo do motor

O óleo do motor é essencial para reduzir a acumulação de fricção entre as centenas de rotores, pistões e engrenagens de um motor. Verificar o nível de óleo do seu carro é um processo simples que pode facilmente fazer você mesmo.

Assim localize a vareta do óleo. Normalmente, pode encontrá-la perto da parte da frente do motor. Se não tiver a certeza, consulte o manual do proprietário. Retire a vareta. Limpe o excesso de óleo com um pano. Coloque a vareta no óleo. Depois, puxe-a para fora para obter a leitura. Verifique o nível do óleo. Existem duas marcas claras na vareta, a mínima e a máxima. Se a marca do óleo estiver entre as duas, o nível está bom e não precisa de o atestar.

melhor óleo para o motor, gastar mais gasolina e gasóleo

Caso contrário encha o óleo conforme necessário. O facto de o seu carro funcionar com óleo insuficiente pode provocar danos no motor.

As verificações regulares do óleo são cruciais para a saúde do motor do seu carro. Os carros mais antigos devem ser controlados com mais frequência, pois tendem a gastar óleo mais rapidamente.

Também deve procurar mudar o óleo do motor nos intervalos corretos, o que implica drenar o sistema, substituir o filtro e enchê-lo com óleo novo.

Como verificar o fluido da transmissão

Nem sempre existe uma forma fácil de aceder ao fluido da transmissão. Alguns carros têm uma vareta, pelo que pode seguir os passos acima para verificar o nível do fluido. No entanto, muitos veículos requerem a ajuda de um mecânico para localizar o reservatório, efetuar as verificações necessárias e encher o depósito.

Uma vez que pode não ser capaz de verificar o fluido da transmissão por si próprio, é uma boa ideia conhecer os sintomas de fluido baixo, que incluem falhas nas mudanças, fraca aceleração, cheiro a queimado, luz do motor acesa, fugas visíveis.

Como verificar o líquido de refrigeração do motor

O líquido de refrigeração é um dos fluidos mais fáceis de verificar e atestar. O reservatório deve estar visível quando abre o capot, e a tampa está normalmente identificada. Na parte lateral do reservatório do líquido de refrigeração, verá duas linhas, uma indicando o ponto de enchimento máximo e a outra indicando o mínimo. O nível do líquido de refrigeração deve situar-se algures entre as duas.

melhor óleo motor automóvel, carro a abanar, níveis de liquido do automóvel

Se precisar de ser atestado, utilize o líquido de refrigeração correto para o seu automóvel. Pode encontrar esta informação no seu manual do proprietário. Espere até que o veículo esteja completamente frio, depois abra a tampa do reservatório e verta o líquido de refrigeração até ao nível correto. Por fim, volte a colocar a tampa, certificando-se de que está bem presa. A utilização de um funil é uma excelente forma de evitar derrames.

Como verificar o fluido da direção assistida

O fluido da direção assistida cria uma ligação hidráulica entre o volante e as rodas dianteiras, facilitando muito a viragem. O seu abastecimento envolve um processo semelhante ao do óleo do motor.

Entretanto localize o reservatório. Na maioria dos automóveis, o reservatório da direção assistida encontra-se na parte de trás do compartimento do motor, do lado do condutor, e está claramente identificado. Pode ser de metal ou de plástico. Consulte o manual do proprietário se não tiver a certeza.

Óleo sintético ou convencional, níveis de liquido do automóvel

Verifique o nível do fluido. Se o reservatório for de plástico transparente, deve ser fácil ver se o fluido está entre as linhas de enchimento máximo e mínimo. Mas se for de metal, pode utilizar uma vareta.

Encha o depósito de fluido. Certifique-se de que utiliza o fluido correto – a maioria dos fluidos da direção assistida são vermelhos e transparentes. Um funil dá-lhe jeito para evitar derrames. Não deixe que o fluido ultrapasse a linha máxima quando o verte.

Como verificar o líquido dos travões

O líquido dos travões é uma parte crucial do sistema de travagem. Assim a maioria dos fabricantes recomenda a sua substituição, pelo menos, de dois em dois anos, e também deve verificá-lo entre esses intervalos.

Encontre o reservatório do líquido dos travões debaixo do capot. O seu manual do proprietário dir-lhe-á a localização exata. Normalmente é branco e deve conseguir ver o líquido escuro através do plástico.

alternador do carro está com problemas

Observe o nível do fluido. Se estiver abaixo da linha de enchimento mínimo, deve encher o depósito e mandar verificar os travões o mais rapidamente possível.

Retire a tampa do reservatório. É uma boa ideia limpá-la previamente para evitar que caiam detritos no seu interior.

Entretanto adicione o líquido novo. Assim encha até à linha de enchimento máxima e volte a colocar a tampa do reservatório, verificando se está bem presa.

Percorra uma curta distância. Trave de vez em quando durante a viagem. Quando chegar a casa, volte a verificar o nível do fluido para se certificar de que não houve qualquer fuga.

Agora já sabe como verificar todos os níveis de liquido do seu automóvel.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados