Quando pensa nas peças do seu automóvel que têm um tempo de vida finito, provavelmente pensa nos suspeitos do costume, como os pneus ou os limpa para-brisas. No entanto, na realidade, todas as peças do seu automóvel têm uma vida útil limitada. É esse o caso também da transmissão automática. Por muito resistente que seja, qualquer transmissão automática tem um prazo de validade geral e, quando esse prazo expira, as engrenagens podem ficar descontroladas num abrir e fechar de olhos. A grande questão é saber qual é esse prazo de validade. Afinal quanto tempo dura a transmissão automática do seu carro?
Quanto tempo dura normalmente uma transmissão automática?
Partindo do princípio que compra um carro novo com uma transmissão automática e que pratica bons hábitos de condução durante todo o tempo em que o possui, a transmissão deverá aguentar cerca de 321 mil kms. Com base nos hábitos de condução médios de um carro médio, está a contar com um desempenho consistente durante cerca de sete anos, na melhor das hipóteses.
Não se esqueça de que a sua transmissão não vai parar imediatamente no momento em que o seu conta-quilómetros atingir os 300 mil kms. Se o seu carro for bem cuidado e não fizer nada de especialmente stressante com ele, é muito possível continuar a utilizar uma transmissão automática para além desta amrca. É claro que, à medida que um carro envelhece, começa a exigir cuidados mais consistentes e precisos. Por isso, embora possa continuar a utilizar a mesma transmissão, não se surpreenda se isso se tornar mais exigente para si e potencialmente mais perigoso.
O que influencia a duração
O principal fator que determina a longevidade da sua transmissão automática é o que faz com ela. Se praticar bons hábitos de condução e levar regularmente o seu automóvel para manutenção, especialmente para substituição do fluido da transmissão, a transmissão durará provavelmente muito mais tempo. Por outro lado, se for muito exigente com a transmissão e não lhe fizer qualquer manutenção vai durar menos.
Entretanto se quiser manter a sua transmissão imaculada, lembre-se dos cuidados básicos com a transmissão automática. Ou seja, não conduza de forma demasiado agressiva. Também não mude de velocidade com o carro em movimento e deixe o carro aquecer um pouco antes de conduzir, especialmente em temperaturas mais frias. Ignorar estes princípios básicos irá provocar um desgaste extremo na transmissão, o que diminuirá a sua vida útil global.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!