É isto que acontece se colocar demasiado óleo no motor do carro!

O óleo é o melhor amigo de um motor de combustão interna. Não se trata apenas de lubrificação, uma vez que o óleo do motor recolhe sujidade, partículas de metal e outros contaminantes nocivos, ao mesmo tempo que atua como refrigerante para manter tudo a funcionar sem problemas. Uma vez que o óleo é a força vital de qualquer motor a gasolina ou a gasóleo, é geralmente uma má ideia poupar nas mudanças de óleo, uma vez que isso irá prejudicar o seu motor. No entanto, tenha em atenção que tão importante como dar atenção às mudanças de óleo é ter cuidado de não colocar liquido a mais. Assim vamos dizer-lhe o que acontece se colocar demasiado óleo no motor.

É isto que acontece se colocar demasiado óleo no motor do carro!

A primeira coisa que tem de saber é que o enchimento excessivo de óleo em qualquer motor pode levar a reparações dispendiosas.

Na quantidade certa, o óleo de motor fresco protege melhor contra o excesso de fricção durante os arranques a frio e oferece uma lubrificação máxima durante o tempo quente extremo. Cada motor a gasolina ou a gasóleo só pode acomodar uma quantidade prescrita de óleo, e deitar demasiado no cárter fará com que o óleo espume ou engrosse, essencialmente impedindo a capacidade do óleo de fluir em condições de funcionamento quentes ou frias.

melhor óleo para o motor, gastar mais gasolina e gasóleo, demasiado óleo no motor

Se o óleo não puder fluir, não pode passar pelas pequenas passagens de óleo. Isto para lubrificar o trem de válvulas, a câmara de combustão, os pistões e outros componentes internos.

Além disso, mais óleo significa aumentar desnecessariamente a pressão do óleo, o que leva a fugas nas juntas e vedantes do óleo. Se o seu veículo tiver subitamente uma luz de verificação do motor acesa após uma mudança de óleo e apresentar sintomas como fumo azul ou branco, desempenho inferior ou ruídos invulgares do motor, isso pode significar que o motor está a afogar-se em óleo.

O que deve fazer?

A forma infalível de saber se o motor do seu automóvel tem demasiado óleo é inspecionar a vareta. Entretanto é melhor fazê-lo enquanto o motor está quente ou morno. Estacione o carro, abra o capot e localize a vareta do óleo. Puxe-a para fora, limpe a extremidade com um pano ou uma toalha de papel, volte a introduzir a vareta no orifício e puxe-a novamente para obter uma leitura exacta.

A extremidade da vareta tem indicadores de nível baixo (L) e alto (H), e o nível de óleo correto deve situar-se entre L e H. Qualquer nível superior a H é um cenário de enchimento excessivo. Assim é melhor drenar o excesso de óleo antes que este se espalhe no interior do cárter. O melhor recurso é drenar e voltar a encher o motor com óleo de motor novo.

Crie o hábito de inspecionar o nível de óleo utilizando a vareta pelo menos uma vez por semana ou antes de embarcar numa viagem longa.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados