Estes são os sinais de que a direção assistida está com problemas!

Se já conduziu um veículo antigo sem direção assistida, provavelmente compreende a importância deste sistema nos automóveis modernos. Estes componentes permitem-nos rodar o volante com um esforço mínimo, graças a um sistema hidráulico complexo e a uma série de peças interligadas. Embora hoje em dia a maioria dos veículos mais recentes utilize sistemas de direção assistida eléctrica, os sistemas hidráulicos continuam a ser incrivelmente comuns. Os sistemas de direção assistida hidráulica requerem uma manutenção regular. Para que não seja apanhado de surpresa vamos dizer-lhe quais os sinais de que a direção assistida do seu carro está com problemas.

Estes são os sinais de que a direção assistida está com problemas!

O fluido da direção assistida está sujo

A maior parte do fluido da direção assistida hidráulica deve ter uma cor vermelha intensa. No entanto, com o tempo, o fluido pode degradar-se e acumular contaminantes. Se começar a ficar com um aspeto lamacento, borbulhante, grumoso ou mesmo preto, é sinal de que precisa de substituir o fluido o mais rapidamente possível.

Estas alterações no aspeto ocorrem devido a algumas razões. A razão mais comum para o fluido da direção assistida mudar de cor é, simplesmente, a idade. Com o tempo, o fluido degrada-se e decompõe-se, absorvendo sujidade, pó e outros contaminantes que conseguem entrar no sistema. O fluido da direção assistida com aspeto castanho ou lamacento, por si só, não é normalmente motivo de grande preocupação, mas significa que tem de substituir o fluido o mais rapidamente possível.

Ouve sons estranhos quando vira o volante

Outro dos sinais mais comuns de que algo está errado com o sistema de direção assistida do seu carro é um volante ruidoso. Em condições normais, o seu volante deve rodar de forma suave e silenciosa. No entanto, se o fluido da direção assistida hidráulica estiver baixo ou contaminado, ou se existirem problemas mais graves com o sistema, pode notar que o volante faz um guincho agudo ou um gemido quando o vira. Quando causado por problemas na direção assistida, este problema deve-se normalmente à dificuldade de funcionamento da bomba da direção assistida. Sem a quantidade adequada de fluido limpo, a bomba não consegue trabalhar de forma tão eficiente e também não recebe a quantidade correcta de lubrificação.

volante do carro limpo

O volante é difícil de rodar

O sistema de direção assistida hidráulica do seu automóvel funciona através da utilização de fluido pressurizado para o ajudar a virar o volante. Muitas peças contribuem para essa função, incluindo uma bomba, uma válvula rotativa, uma cremalheira e uma engrenagem e o próprio fluido hidráulico. Se alguma destas peças funcionar mal ou ficar danificada, o sistema não conseguirá funcionar corretamente e, em alguns casos, poderá deixar de funcionar completamente. À medida que o sistema de direção assistida perde a sua capacidade de pressurizar o fluido e de o ajudar a virar o volante, torna-se cada vez mais difícil para si dirigir o seu carro.

Tem fugas de fluido

Está a tirar o carro quando vê uma mancha grande e húmida no chão onde o veículo estava estacionado. Ninguém gosta de ver o seu carro a perder fluidos. Pode ser assustador e nem sempre é evidente que tipo de fluido está a verter ou de onde vem exatamente no veículo. Apesar de todos odiarmos ver os nossos carros a pingar fluido, é vital que não ignore as fugas quando elas aparecem. Inspecionar aspectos como a cor, a consistência e o cheiro pode ajudar-nos a identificar o tipo de fluido e a sua origem. Ao fazê-lo, está a evitar uma viagem dispendiosa à oficina por causa de uma condensação que pode ser inofensiva.

alternador do carro está com problemas

As fugas de fluido da direção assistida são uma das fugas automóveis mais difíceis de identificar. Isto deve-se em grande parte ao facto de o fluido da direção assistida hidráulica ser muito semelhante ao fluido da transmissão – em alguns casos, estes fluidos são exatamente os mesmos. Dito isto, existem algumas formas de o ajudar a distinguir entre os dois. Tanto o fluido da direção assistida como o fluido da transmissão são normalmente de cor vermelha viva e têm odores e consistências semelhantes. No entanto, as fugas de fluido da direção assistida tendem a deixar poças na parte da frente do seu veículo. Uma fuga na cremalheira pode deixar gotas de fluido mais atrás, mas mesmo assim, as poças devem corresponder à área entre os pneus dianteiros do seu carro.

As fugas de fluido da transmissão, por outro lado, deixam normalmente poças mais para o meio do seu veículo. As fugas de fluido da direção assistida podem deixar sujidade oleosa no compartimento do motor, enquanto as fugas da transmissão tendem a deixar o chassis sujo.

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Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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