Sony PlayStation 5 = NVIDIA GeForce RTX 2070 Super?

Sony PlayStation 5 = NVIDIA GeForce RTX 2070 Super? – É provável que já tenha ouvido falar da recente ‘tech demo’ da Epic Games, a mostrar o potencial do Unreal Engine 5 num DevKit da Sony PlayStation 5. Por isso, é também muito provável que tenha ficado com a pulga atrás da orelha para saber que hardware seria necessário num PC Gaming de forma a conseguir os mesmos resultados.



tech demo, ps5, epic
Um pequeno exemplo do Tech Demo da Epic

Portanto, caso não saiba, a Epic Games apresentou nos últimos dias o seu mais recente motor gráfico, o Unreal Engine 5. Aumentando assim toda a especulação à volta do desempenho do hardware de nova geração. Afinal, a apresentação foi feita no hardware da Sony PlayStation 5, com o demo a ser executado em tempo real na consola.

Dito isto, é inegável que a demo foi impressionante! Ao ser capaz de nos mostrar um pouco daquilo que podemos esperar em relação às novas apostas da Sony e Microsoft

Pois bem, se quer ter ideia da performance da consola em relação ao mundo dos PCs, segundo os próprios developers, para conseguir executar a mesma exata tech demo de forma fluída, seria necessário no mínimo uma GeForce RTX 2070 Super! Uma placa gráfica que normalmente é encontrada no mercado entre os 500 e 650€.

Ou seja, uma placa gráfica que custa basicamente aquilo que as consolas de nova geração deverão custar quando chegarem finalmente às prateleiras.

Entretanto, foi também revelado que a tech demo foi executada com a Resolução Dinâmica ativa, conseguindo manter os 1440p e 30FPS na grande maioria do tempo. Além disto, o hardware dedicado para Ray-Tracing esteve desativado. Ou seja, vai ser possível apresentar resultados parecidos ao que podemos ver no vídeo, em hardware sem suporte a Ray Tracing.

Como já é costume, a Epic destacou também os diversos benefícios do SSD super rápido da PS5! Alegando que não teria sido possível alcançar esses mesmos resultados em máquinas utilizando discos rígidos tradicionais, ou mesmo SSDs SATA, uma vez que estes não têm as velocidades de leitura necessárias para carregar as texturas em alta definição em tempo para uma renderização fluída.

Muito resumidamente, além de uma RTX 2070 Super, para conseguir os mesmos resultados no PC, seria necessário um SSD NVMe capaz de altas velocidades sequências e assíncronas.


Sony PlayStation 5 = NVIDIA GeForce RTX 2070 Super? – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário