Os Ryzen 5000 mobile podem ser mais poderosos que a PS5

Os muito recentes AMD Ryzen 4000 mobile chegaram ao mercado há pouco mais de um mês, fazendo um tremendo sucesso! Aliás, nós já tivemos a possibilidade de testar o espetacular ASUS TUF A15 equipado com o Ryzen 4800H, e escusado será dizer o mercado está completamente rendido ao ASUS ROG G14 com o Ryzen 9 4900HS.

No entanto, os entusiastas já estão de olhos postos naquilo que vem a seguir, os Ryzen 5000 mobile com as novas arquiteturas Zen 3 e RDNA-2, que deverão significar dois grandes aumentos de performance nas duas frentes (CPU e GPU).



Os Ryzen 5000 mobile podem ser mais poderosos que a PS5

Ryzen

Portanto, graças a um novo rumor do reputado @_rogame, já tivemos acesso a documentos da Dell a mencionar a nova geração de processadores mobile AMD Ryzen 5000 com o nome de ‘Cezanne’. Afinal de contas, estamos a falar de processadores com núcleos de processamento Zen 3 e ainda um GPU Navi 23 baseado na arquitetura RDNA2 que irá dar vida às consolas de nova geração. (Não é claro se a menção à arquitetura Navi é em relação a um iGPU ou GPU dedicado).

Caso não saiba, apesar de excelente performance dos recentes Ryzen 4000, o iGPU continua a ser baseado na velhinha (e falhada) arquitetura Vega.

É por isso que a grande maioria dos portáteis com processadores AMD contam também com uma placa gráfica NVIDIA GeForce RTX ou GTX.

Mas não me interpretem mal, ter uma gráfica integrada Vega é muito melhor que ter uma das clássicas Intel UHD, permitindo uma poupança brutal de bateria, devido ao facto de não ser necessário ir tantas vezes buscar algum poder à mais esfomeada placa gráfica dedicada.

Dito isto, ter a arquitetura RDNA2 nestes processadores, ou ver versões dedicadas de GPUs baseados nesta mesma arquitetura poderá ser brutal. Tendo em conta o poder de processamento gráfico que a AMD conseguiu meter na PS5 e Xbox Series X. Ao fim ao cabo, uma consola tem de ter um custo de produção muito baixo, o que claro está, não dá espaço para gastar muito numa placa gráfica poderosa. Ainda assim, a AMD Radeon foi capaz de oferecer 10TFLOPs à PS5 e 12TFLOPs à Xbox Series X.

Não nos podemos também esquecer que a arquitetura RDNA 2 também traz suporte a Ray Tracing em tempo real. Isto tudo sem sequer tocar na arquitetura Zen 3, que poderá trazer outro aumento de IPC bastante interessante.

Em suma, os portáteis baseados em hardware AMD do próximo ano vão ser simplesmente brutais.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário