Epic impressionou com uma tech demo na PS5!… A 30 FPS?

Há alguns dias atrás, tivemos a oportunidade de ver pela primeira vez aquilo que a PlayStation 5 será capaz de oferecer em termos de gráficos, graças a uma ‘tech demo’ baseada no novo motor de jogo Unreal Engine 5. Algo que segundo os developers já consegue levar o hardware da PS5 ao limite!

Dito isto, o devkit da Sony PS5 foi capaz de manter 1440p 30FPS na “grande maioria do tempo”, contando com texturas de qualidade cinemática 8K, iluminação global, entre outras técnicas avançadas que vão começar a aparecer em 2021. Mas sim… Leu bem, um motor de jogo de nova geração, capaz de levar o hardware da consola de nova geração da Sony ao limite, apenas consegue 1440p a 30FPS.



Epic impressionou com uma tech demo na PS5… Mas só com 30FPS!

É completamente inegável que as imagens partilhadas são incríveis, e que realmente nos dão um ‘gostinho’ daquilo que a nova geração irá ser capaz de oferecer.

Sim, o vídeo partilhado é de jogabilidade real, com o código a ser executado numa PS5 real. Mas é algo que muito provavelmente nunca iremos ver no mercado. É uma ‘tech demo’, não é um jogo completo! Ou seja, isto não vai ser a base para os jogos do futuro, a maioria dos estúdios não irá ser capaz de chegar a este nível, especialmente no início do ciclo de vida das novas consolas. Muito resumidamente, isto é o teto máximo teórico da PS5. 

Dito tudo isto, esta tech demo necessitou de um tremendo poder computacional para conseguir renderizar os muitos milhões de triângulos necessários para dar vida aos cenários. Dando uso a um sistema de resolução dinâmica (1080p~4K), de forma a conseguir manter o framerate estável. Ou seja, mesmo com as mudanças de resolução para conseguir a melhor performance possível, temos uma experiência incapaz de chegar aos 60FPS… Em suma, parece cada vez mais óbvio que vamos ter de voltar a dar as boas vindas aos 30FPS na nova geração.

“De forma bem interessante, o motor de jogo funciona muito bem com a nossa técnica dinâmica de resolução. Assim, quando o GPU tem o load no máximo, é possível baixar a resolução do ecrã, para de certa forma nos adaptar-mos ao que está a acontecer, ao mesmo tempo que continuamos a oferecer gráficos de topo. Dito isto, na maioria do tempo, a demo foi renderizada a 1440p.”

Entretanto, o Unreal Engine 5 da Epic apenas deverá chegar ao mercado em 2021. Por isso, não espere ver esta qualidade gráfica nos jogos de lançamento da PS5.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário