Todos os motores são concebidos para durarem o máximo possível. No entanto, isto nem sempre acontece. Dito isto, quer seja devido a um problema aleatório ou a alguns maus hábitos por parte dos utilizadores, um motor a diesel pode começar a apresentar características invulgares e preocupantes quando está perto de falhar. Estas características podem variar entre as preocupações habituais de qualquer motor e problemas totalmente exclusivos da estrutura do motor diesel. Assim se o seu carro a gasóleo faz algumas das coisas que referimos abaixo o motor está com problemas!
Cuidado! Se o seu carro a gasóleo faz isto o motor está com problemas!
Grande consumo de óleo
Em média, os motores a gasóleo são maiores e funcionam a temperaturas mais elevadas do que os seus equivalentes convencionais. Afinal, um motor a gasóleo brilha em viagens de longo curso, pelo que necessita de mais músculo e lubrificação para manter a sua velocidade e desempenho. Dito isto, mesmo um motor a gasóleo só precisa de uma certa quantidade de óleo numa base regular. Se o seu motor a gasóleo estiver a consumir óleo a potes é sinal de que algo está errado.
Tal como nos motores convencionais, o consumo excessivo de óleo num motor a diesel é normalmente causado por uma fuga algures na carcaça ou nos componentes, permitindo que o óleo saia do motor e entre em locais onde não é suposto estar. Não só pode ser dispendioso estar constantemente a atestar o óleo, como também pode ser um sinal de falha ou desgaste em vários pontos.
Vaporização percetível
Sabe como os pistões de um motor utilizam uma mistura de ar-combustível para fazer faísca e empurrar para baixo? Por vezes, devido à falta de uma vedação hermética no cilindro, um pouco dessa mistura ar-combustível pode passar pelo pistão e escapar para o cárter. Isto pode resultar num som caraterístico de borbulhar vindo do motor.
Entretanto se os cilindros, os anéis do pistão ou o cárter estiverem todos a desgastar-se ao mesmo tempo, haverá muitos fumos a sair do motor ao mesmo tempo, o que não é seguro nem saudável para quem estiver por perto.
Fumo colorido
Nunca se quer ver qualquer tipo de fumo a sair do motor a gasóleo. Mesmo nos filmes, um fluxo de fumo a sair debaixo do capô de um veículo é um indicador seguro de que algo de mau está prestes a acontecer. Já seria suficientemente mau se o fumo fosse branco ou preto, indicando um problema com o processamento do combustível ou com a combustão, respetivamente, mas o grande sinal de aviso com que se deve preocupar é se o fumo tiver uma cor azul distinta.
Se o seu motor a diesel estiver com um fumo de cor azul, isso é um sinal de que está a queimar o seu abastecimento de óleo para além do combustível diesel, provavelmente devido a resíduos de óleo acumulados nas paredes do cilindro. Isto pode ser o resultado de uma superabundância de óleo no motor, bem como de deformações nos anéis dos pistões, válvulas ou cilindros.
Perda de potência
Um dos grandes atrativos dos motores a diesel é o facto de a sua potência ser geralmente superior à de um motor convencional. No entanto, ao longo do tempo, essa potência pode começar a diminuir lentamente. Esta é uma caraterística comum de um motor diesel antigo e desatualizado. Embora o problema também se possa manifestar em motores mais recentes nas circunstâncias certas (ou melhor, nas circunstâncias erradas).
A chave para a potência caraterística de um motor a gasóleo é a qualidade do seu combustível. O gasóleo pode conter várias impurezas e detritos, mais do que a gasolina normal, que podem inibir as funções regulares do motor. Normalmente, estas impurezas são filtradas pelo filtro de combustível, mas se o filtro estiver entupido ou danificado, toda essa sujidade solta acaba por entrar no motor e desequilibra todo o processo.
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