Nissan Qashqai

Apesar dos carros 100% elétricos oferecem muitas poupanças e vantagens… A verdade é que para a grande maioria dos consumidores, a oferta mais viável continua a ser um híbrido. Dito isto, parece que a Nissan já percebeu isto mesmo, e por isso, vai lançar um novo Qashqai híbrido.

Portanto, apesar de ser super excitante ver como o mercado elétrico está a evoluir. Ter um carro destes como veículo principal ainda não é a melhor escolha atual para as grandes massas.

Afinal de contas, estamos a assistir a uma ainda tremenda falta de carregadores, bem como desatualização constante dos terminais de carregamento existentes.



Aliás, um aumento exponencial de carros elétricos facilmente sobrecarregaria a oferta atual de carregadores nas nossas ruas. Um espaço que claramente precisa de um forte investimento em Portugal, e ademais países Europeus. Muito resumidamente, se querem carros elétricos, é preciso uma rede que os consiga manter a andar.

Mas voltemos ao novo Nissan Qashqai…

O novo Nissan Qashqai vai receber uma nova plataforma!

A 3ª Geração deste modelo vai mesmo receber uma versão atualizada das bases CMF do carro anterior. Algo com o intuito de oferecer uma melhor condução, mais conforto e preparar o veiculo para a ajuda elétrica.

Afinal, o vice-presidente da Nissan na Europa, Ponz Pandikuthira, afirmou que: “Uma nova plataforma é o melhor para acomodar tecnologias eletrificadas”.



Curiosamente, a empresa está mesmo a considerar abandonar totalmente os motores a diesel no Qashqai. Algo, que segundo a fabricante é necessário para reduzir as emissões deste SUV. (As fabricantes automóveis estão a fazer o tudo por tudo para reduzir as emissões de CO2, o que muito provavelmente vai meter o motor a diesel em ‘xeque’.)

Entretanto, a Nissan também informou que não irá existir nenhuma versão 100% elétrica deste modelo, pelo menos por enquanto. A tecnologia elétrica será anunciada futuramente mas primeiramente em outros SUV e numa nova plataforma totalmente dedicada para o efeito.

Fabricante está a estudar o lançamento da tecnologia híbrida ‘e-Power’ para a Europa!

O sistema híbrido é facilmente considerado por muitos, como a melhor escolha atual para um automóvel. Ao fim ao cabo, podemos encontrar este mesmo sistema no Mitsubishi Outlander PHEV. Garantido ao mesmo produzir números abaixo das 50g/km de CO2, mesmo no teste mais rigoroso da WLTP.

O sistema e-Power é considerado (no Japão) como o melhor de todos! Por isso, a mesma tecnologia é esperada no novo Nissan Qashqai.

Assim sendo, tenha em conta que este sistema funciona nas melhores condições se manter o carro sempre entre os 80-110km/h. No entanto, se utilizar este sistema regularmente acima dessa velocidade irá esgotar as baterias facilmente e assim perder toda a eficiência do sistema híbrido.



Em suma, o design do novo modelo parece ser apenas um refresh do modelo anterior. Contudo, tudo o resto vai obter atualizações desde a nova assistência híbrida ao sistema inteligente do carro.

Ademais, o que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Silvio José
Sempre gostei de tecnologia, e em tenra idade já sonhava em construir a minha Dream Machine. Alcançado esse sonho agora o objetivo é aprender mais e mais. A minha paixão em todo o tipo de tecnologia faz-me estar sempre alerta a todas as novidades.