(Carros elétricos) Consequências dos novos veículos no mercado automóvel – Os carros elétricos já não são o futuro… Mas sim o presente!
Aliás, podemos facilmente afirmar que este mercado está totalmente ao rubro. Afinal de contas, temos várias fabricantes com dificuldades a dar resposta a todos os encomendas.
Pois bem, escusado será dizer que os veículos 100% elétricos têm muitos benefícios! Mas também algumas desvantagens… Especialmente para quem pensa que o mercado não vai mudar
Portanto, os benefícios vão desde a poupança de combustível, à força instantânea dos motores elétricos e a baixa manutenção destes carros. Mas claro, nem tudo é perfeito e imensos negócios atuais vão sofrer imenso com a mudança que é cada vez mais óbvia aos olhos de todos.
1. Manutenção
Os veículos 100% elétricos não têm revisões anuais obrigatórias! (Temos o exemplo da Tesla)
Aliás, a própria empresa no seu site oficial apenas recomenda a manutenção mais básica como o filtro do óleo dos travões, verificação do ar condicionado e calibragem dos pneus.
Como pode imaginar isto é excelente para quem compra um carro destes! Então… E a outra face da moeda?
Ora bem, sendo apenas necessário a manutenção básica para estes carros, as oficinas vão sofrer imenso. Afinal de contas, alguns dos negócios mais rentáveis como é a troca do óleo do motor podem mesmo vir a acabar. Curiosamente, até os travões duram até 4x mais devido a toda regeneração ativa dos motores elétricos.
2. Investimento necessário e as suas consequências
Neste campo as coisas vão de mal a pior… Os investimentos bilionários das fabricantes para o desenvolvimento elétrico está a revelar um grande impacto mundial! Afinal, muitas empresas decidiram cortar no número de funcionários para compensar o investimento.
Caso não saiba, tudo isto acontece porque os veículos elétricos necessitam de um grande investimento monetário, para se apostar a sério no mercado. Especialmente quando já temos uma Tesla tão forte e uma VW a investir muitos milhões de euros. Assim sendo, as temos grandes marcas como a Mercedes a planear despedir 10.000 funcionários em todo o mundo e ainda a Audi (do grupo VW) que decidiu cortar 9.500 empregos.
- Audi vai despedir 9500 empregados para financiar investimento eléctrico
- (Carros elétricos) – Mercedes vai despedir 10.000 empregados!
Segundo as marcas, o despedimento é mesmo uma necessidade das empresas para se adaptarem à nova realidade automóvel, em que a electricidade deverá substituir os combustíveis fósseis.
Afinal de contas, os carros elétricos tem muitos menos peças que um carro a combustão e por essa razão não necessita de tanta mão de obra na linha de montagem. Existem assim, muito empregos que vão ficar desactualizados para o mercado elétrico.
Claro que o passar do tempo, e evolução da tecnologia, iremos ter novos empregos focado na manutenção dos novos automóveis. Contudo, até lá, temos de passar por este período de adaptação.
3. Meio Ambiente e as Baterias
A questão que não quer morrer: Os carros elétricos poluem menos ou não que os “normais”?
Existem estudos que afirmam que sim e outros que não… No entanto, todos indicam que a fabricação de um carro elétrico e a produção das baterias polui em média tanto como o uso de um carro a combustão durante 10-20 anos.
Ora bem, aqui muitos afirmam que as baterias têm a capacidade de ser recicladas no final de vida o que compensará tudo isto. No entanto, a realidade é que todo o processo gera poluição. Neste campo qual a sua opinião?
Conclusão
Em suma, já são várias as fabricantes que recorreram à decisão de despedir empregados para investir no seu futuro elétrico.
Ainda assim, algumas empresas afirmam que mesmo assim todo o custo para o avanço da tecnologia de electrificação vai prejudicar imenso os lucros do mercado automóvel no mínimo até 2021. (Em boa verdade, é por isso que apenas agora estamos a ver uma forte aposta na eletrificação automóvel.)
(Carros elétricos) Consequências dos veículos elétricos no mercado automóvel. Ademais, qual a sua opinião sobre este assunto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!