Saiba as diferenças entre um veículo híbrido, plug-in e um elétrico. Atualmente cada vez mais consumidores optam por veículos com motores elétricos devido a várias razões. São exemplo disso, a força instantânea dos motores, a redução dos consumos e a menor poluição.

Dito isto, quando vai comprar um veículo com motores elétricos terá de escolher entre um Híbrido, um Híbrido Plug-in ou um totalmente elétrico.

Conhece as diferenças entre os 3?

Possivelmente ainda não. Então saiba que está no local ideal para tirar as suas dúvidas no que diz respeito a este assunto.


Tesla Model 3 Performance: As nossas primeiras Impressões!


tesla model 3, elétrico

Carros Elétricos

Os veículos totalmente elétricos como um Tesla, são os melhores veículos a nível ecológico ambiental e na manutenção. Estes automóveis são também os mais fáceis de explicar tendo para se movimentar dois componentes importantes, as baterias e os seus os motores elétricos.

Vamos às vantagens deste tipo de carros.

Em regra, os veículos elétricos são os mais rápidos no arranque por terem toda a sua potência e binário disponível a todo o momento. À parte disso, contam também com uma manutenção mínima sem as típicas mudanças, do óleo, da correia de distribuição e mudança dos filtros de combustíveis anualmente.

Aliás até ao nível de travagem este carro tem a maior vantagem, utilizando a regeneração de energia para travar o carro sem ter de utilizar os discos “comuns” para abrandar o carro.

Contudo, existem também algumas desvantagens.

Conhece aquele sentimento de ansiedade quando vê a bateria do seu telemóvel passar abaixo dos 50%? Ora aqui também acontece o mesmo e frequentemente. Afinal de contas, sem ser os veículos da Tesla, os elétricos mais comuns têm uma autonomia em torno de apenas 200Km…

Outra desvantagem são os preços que tendem a ser muito superiores aos rivais com motores de combustão interna.

Por último terá que ter em atenção antes de comprar um veículo destes, os postos de carregamento da zona em que vive, visto serem escassos e estarem cada vez mais ocupados devido ao crescimento destes veículos nas estradas. Poderá também carregar em casa, mas saiba que levará toda a noite, isto se o conseguir ligar onde vive.


Volkswagen iniciou produção de veículos elétricos para todas as carteiras!


veículo híbrido

Carro Híbrido

Os veículos híbridos sem a opção plug-in costumam ser os menos populares neste segmento. Isto porque as baterias destes carros duram pouco no modo elétrico, cerca de 2 ou 3 quilómetros de distância.

Ainda assim quando utilizado em conjunto com o motor de combustão vai proporcionar ao seu carro uma reação muito mais rápida ao pedal e baixar os consumos especialmente no transito e nos semáforos.

Outra grande vantagem, é a despreocupação total pelo veículo, ou seja, não terá que se preocupar em carregar baterias ou mudar o seu estilo de vida com este tipo de automóvel. Mas ao mesmo tempo vai diminuir os consumos e obter melhor desempenho do seu motor a combustão que está sempre apoiado pelo binário instantâneo do motor elétrico.


Conhece o novo VW elétrico ID Space Vizzion com 590km de autonomia?


Carro híbrido Plug-In, a melhor escolha atualmente?

Provavelmente sim. Os veículos Híbridos Plug-In parecem ser atualmente a melhor escolha do consumidor neste momento. Conseguem oferecer a experiência total de um veículo totalmente elétrico e a despreocupação de um veículo a combustão interna.

Aqui estes veículos têm facilmente a capacidade de autonomia para 50Km em modo totalmente elétrico. Ou seja, se diariamente não fazer mais do que a distância proporcionada pelas baterias nem irá utilizar combustível na maior parte do ano, poupando assim em combustível.

As vantagens não acabam aqui. Aliás se quiser ir de férias e fazer uma viagem muito maior não terá de pensar nas baterias. O veículo irá após gastar as mesmas utilizar apenas o motor a combustão durante o resto da viagem.

No entanto este tipo de veículo tende a ter um preço ainda mais dispendioso que o seu irmão híbrido “normal”. Tornando a escolha entre este e uma alternativa a Diesel numa escolha difícil pelo preço na hora de comprar.


Audi RS Q8 – O SUV mais rápido de sempre na pista Nurburgring!


veículo híbrido

Resumidamente os veículos totalmente elétricos vão proporcionar uma maior poupança a longo termo (até ter de mudar as baterias). O veículo híbrido uma maior poupança na altura de compra e dos consumos de combustível. Já o Híbrido Plug-In é o melhor das opções anteriores, mas a um preço de compra demasiado caro ainda.

Em suma antes de partir já o seu mealheiro e ir comprar um veículo com motores elétricos, analise primeiro qual das 3 opções se adequa melhor ao seu estilo de vida.

Ademais o que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Silvio José
Sempre gostei de tecnologia, e em tenra idade já sonhava em construir a minha Dream Machine. Alcançado esse sonho agora o objetivo é aprender mais e mais. A minha paixão em todo o tipo de tecnologia faz-me estar sempre alerta a todas as novidades.