Connect with us

Android

O Android vai acabar! Está preparado para a mudança?

Bruno Fonseca

Publicado a

A Google teve poucas surpresas no evento Pixel 3 que decorreu no início desta semana. É que no que diz respeito às estrelas da companhia, o Pixel 3 e o Pixel 3 XL, já conhecíamos praticamente tudo. De facto, os dois equipamentos até já tinham sido testados antes da Google subir ao palco na terça-feira. Num entanto, houve um aspeto que parece que passou despercebido, mas na realidade não passou. A morte do Android está iminente.

Nem só uma referência ao Android no evento da Google

O Android é o sistema operativo para dispositivos móveis mais popular do mercado. No entanto, a Google não pronunciou a palavra “Android” no palco, nem sequer uma vez. Isso é algo que seria normal numa conferência da Samsung ou da Huawei, mas não ao nível do Google.

Resumidamente, a empresa não falou acerca do Android Pie enquanto apresentava o Pixel, e voltou a não utilizar a palavra ao dizer ao mundo que o mais recente tablet Chrome OS vai suportar milhões de aplicações. Alguns podem dizer que, depois de tantos anos de Android, não importa se a Google menciona o nome ou não. No entanto, parece muito mais do que isso. Isto não é um erro. É um movimento intencional de uma empresa com um enorme departamento de marketing.

A Google fez muitas referências ao software durante o evento, mas utilizou palavras-chave como inteligência artificial, software e Chrome OS ao descrever as novas funcionalidades do Pixel 3 e do Pixel Slate. “Android” nunca apareceu. Até mesmo a publicação de Rick Osterloh no blog oficial acerca dos novos produtos do Google não contém nenhuma referência do Android. No entanto fala-se lá do Chrome OS.

Além disso, como a Google não quis mencionar o nome Android durante a oficialização dos equipamentos, o gigante dos motores de busca não destacou uma das funcionalidades mais importantes dos telefones Pixel. Estes são os únicos dispositivos no mundo a receber atualizações rápidas do Android.

Em outubro passado, a Google deixou claro que os Pixel 2 iriam executar o Android Oreo puro, afirmando aos compradores que seriam sempre os primeiros a obterem atualizações de sistema operativo e de segurança.

A alternativa já está a ser preparada

Um ano depois, a Google pode estar a preparar-se para o mundo pós-Android. Um futuro que já está a ser desenvolvido dentro de portas fechadas. Também é relevante o facto da Google ter mudado o nome de Mensagens do Android para algo muito mais simples: Mensagens.Assim, a aplicação Mensagens pode ser executada em qualquer sistema operativo da Google, não apenas no Android.

Que outro sistema operativo a Google pode lançar? Bem, por enquanto só é conhecido o nome Fuchsia, um sistema operativo dinâmico que funciona em diversos dispositivos, incluindo smartphones, tablets e portáteis. O Fuchsia será muito mais fácil de atualizar e vai ser compatível com as aplicações Android existentes. Além disso, criar aplicações para o Fuchsia, segundo os rumores, será muito mais fácil.

Claro que isto ainda vai levar algum tempo, mas não tenham dúvidas, o fim do Android está próximo.

Outras notícias de hoje:

Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

6 Comentários

6 Comments

  1. Pedro Silva

    12 Outubro, 2018 at 20:47

    já era sem tempo, limpar a M$ de vez do mercado

    • Jair Messias Bolsonaro

      13 Outubro, 2018 at 2:43

      Muita gente vai fazer mi mi mi. 😂😂😂

    • Pirilampo da magia

      13 Outubro, 2018 at 5:45

      Hater alert! Mais um comuna que acha que todas as empresas devem trabalhar para ele de graça. Deve ser o que fazes todos os dias… trabalhas só na desportiva e ofereces o teu salário no fim do mês a alguém. Deixa lá a Microsoft em paz!(Aposto que tens o Windows 10 e o Office pirateados no teu PC que achas que isso é que é bom, roubar.)

  2. Jair Lima

    13 Outubro, 2018 at 2:41

    Muita gente vai fazer mi mi mi (chorar).
    😂😂😂😂

    #choranãocoleguinhas

  3. Android Dev

    13 Outubro, 2018 at 11:22

    Como é que é possível alguém dizer tanto disparate…
    Para além de ter a maior quota de mercado, as novidades sobre Android são publicadas todos os anos no evento Google I/O e não no anúncio do novo Pixel. São coisas independentes. Até podes ir ao youtube pesquisar ou instalar a app da Google I/O para veres que não tou para aqui com invenções.
    Depois de analisares bem o que falo verás que o Android está cada vez mais rico em suporte e potencial. As novidades são inúmeras e dizer que Android está com um pé para a cova é uma tendenciosa estupidez.

  4. Gervas69

    16 Outubro, 2018 at 11:08

    Seria interessante
    As actualizações de software ficarem apenas a cargo da Google e não ficarmos á espera do fabricante pelas actualizações.
    Outra coisa porreira seria o mesmo OS em múltipla plataforma e ajustando-se automaticamente a cada hardware.
    Para mim isso sim seria um grande avanço o resto é só para inglês ver.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

PUB Banner ESET

Últimas Notícias

Apple9 horas atrás

Qualcomm afirma que o iOS 12.1.1 viola o ‘Ban’ do iPhone na China!

Enquanto que a Apple está a tentar, a todo o custo, apelar contra o bloqueio das vendas dos seus iPhone...

Hardware10 horas atrás

Gigabyte lançou a sua RAM AORUS RGB sem unidades ‘Dummie’

Como vos dissemos há alguns meses, a GIGABYTE, foi a primeira fabricante do mercado a lançar memória RAM RGB com...

Especiais11 horas atrás

De que precisa o Huawei P30 Pro para bater o Galaxy S10?

A Samsung está a trabalhar arduamente no Galaxy S10. O objetivo é cimentar a primeira posição e não permitir que...

Android12 horas atrás

Xiaomi POCOFONE F1 com nova promoção. Ainda pode aproveitar!

O Pocophone F1 um dispositivo que vale realmente a pena, sobretudo pela relação qualidade/preço. Agora podem adquirir este smartphone por...

Android13 horas atrás

Estão são as palavras mais procuradas de 2018. Adivinha alguma?

São 24 as palavras que melhor ajudam a compreender o ano de 2018 – termos pesquisados pelos milhões de utilizadores...

Android14 horas atrás

Samsung e LG vão apresentar smartphones 5G na MWC!

Já há muito tempo, que os rumores e leaks mencionam que a Samsung está a planear revelar um smartphone 5G...

Especiais15 horas atrás

Oops!? Bug no Facebook expôe fotos de 6.4 milhões utilizadores!

Um novo bug no Facebook, expôs fotografias de 6.8 milhões de utilizadores, para aplicações de terceiros… Que como deve imaginar,...

Android19 horas atrás

HTC Desire 12s: Boa aposta ou grande erro por menos de 200 Euros

Quando me lembro da HTC, especialmente dos primeiros tempos, recordo-me de equipamentos que nos faziam suspirar e que eram verdadeiros...