Está a pensar montar um novo PC? Espere um pouco!


Por em

Esta é a altura em que muitos fãs do mundo de computadores decide comprar uma nova máquina!

Porque entrou para a faculdade e precisa de mais potência para jogar… Ups, para correr os programas ‘super pesados’ do curso. Ou porque após alguns meses a juntar uns trocos, tem finalmente o dinheiro necessário para a sua verdadeira máquina de sonho…


Se não pode mesmo esperar, leia o nosso guia de setembro:


Não interessa a razão… O que é importante reter, é que não é a altura indicada para investir! Não monte um novo PC agora!

novo PC

As razões são muito simples… Primeiramente, estamos numa altura de renovação!

A Intel lançou ontem, a nova família de processadores Intel Core, bem como a sua nova motherboard Z390.

Similarmente, a NVIDIA lançou as suas novas placas gráficas topo de gama GeForce RTX, baseadas na sua nova arquitetura ‘Turing’ no mês passado.

Então se temos tanta coisa nova, é aproveitar e comprar! Não é? NÃO!

Com tanto produto novo no mercado, os preços ainda não estabilizaram! Além disso, quando sai um novo componente de relevo, como um processador ou placa gráfica, o seu preço de lançamento é muitas vezes exagerado.

É necessário esperar um pouco para que o mercado estabilize um pouco… Mas há mais razões!

novo PC

Além destes lançamentos, parece que a AMD também está a preparar novas placas gráficas de gama média.

Eu sei, que o pessoal adora ler as notícias da RTX 2080 e RTX 2080 Ti, mas na verdade, quem realmente faz dinheiro, é quem tem a melhor oferta entre os 200-300€.

Dito isto, curiosamente, a NVIDIA ainda não lançou nada de novo neste segmento, por isso, podemos estar prestes a receber no mercado novas placas gráficas Boas, Baratas e Bonitas, por parte da AMD, para tentar atacar o domínio da NVIDIA.

Como se tudo isto não fosse suficiente… Estamos muito perto do Black Friday! (23 de Novembro)

novo PC

As lojas mais populares de informática em Portugal, fazem sempre campanhas bastante interessantes nesta altura! Aliás, por vezes, até estendem as promoções durante toda a semana, em vez de apenas um dia.

Por isso, é provavelmente a altura perfeita para comprar uma nova máquina!

Não só dá cerca de 1 mês e meio para o mercado estabilizar, como ainda pode aproveitar alguns descontos em alguns componentes chave da sua build.

Leia também

Ou veja mais notícias de Especiais

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

4 comentários em “Está a pensar montar um novo PC? Espere um pouco!”

  1. Olá vi seu comentário sobre as novidades que vão chega uma dúvida eu comprei recentemente uma placa mãe Z370 e ainda não comprei processador com esses novos processadores que a Intel lançou vai se possível eu utiliza por exemplo o i79700k em uma placa mãe Z370 com atualização de BIOS

  2. Olá Cleber,

    Sim, podes estar descansado, qualquer board da série 300 (H310, H370, B360, Z370 e Z390), irá suportar os novos processadores. (Se bem que é possível que precises de pedir à loja para atualizar a BIOS da motherboard).

  3. Mas se calhar é melhor esclarecer que para fazer a actualização da BIOS numa motherboard “antiga”, precisa sempre de um processador da série 8 da Intel. Só depois pode trocar para um da série 9. Ou seja, precisa de colocar um CPU da série 8 na sua motherboard Z370, actualizar a BIOS e só depois pode usar o i7-9700k, por exemplo. Só poderá evitar este processo se a sua board tiver algum tipo de BIOS flashback, em que a board não precisa de CPU para fazer actualização da BIOS. Mas normalmente está característica só existe em boards de gama média/alta.
    Nuno Oliveira, esperava mais conhecimento da sua parte neste aspecto para não induzir as pessoas em erro… Não é tão linear como disse na sua resposta.
    Em relação ao seu artigo: acha mesmo que os preços vão estabilizar? Com a escassez de chips de 14nm, e a procura a aumentar, não se prevê os preços a evoluírem nesse sentido…

  4. Sim, tem razão, foi um lapso da minha parte. No entanto, qualquer loja irá fazer a atualização gratuitamente se pedir no ato da compra. (Irei tornar isto mais claro na resposta)

    Mesmo com a escassez de chips de 14nm, a AMD está a ganhar quota de mercado, por isso a Intel não pode abusar muito nos preços. Além disso, como a Intel está ‘à rasca’, e não consegue dar vazão à procura, alguns especialistas mencionam que os preços da memória RAM irá baixar, visto que os fabricantes não conseguem produzir as máquinas que gostariam.

    Mais uma potencial poupança!

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.