Windows 10 diz adeus ao Internet Explorer e ao Edge!

A Microsoft matou a marca Internet Explorer devido ao Microsoft Edge que foi apresentado como um browser moderno para o Windows 10 em 2015. No entanto há medida que a base de utilizadores do novo sistema operativo foi aumentando e a do Windows 7 diminuindo o Edge não conseguiu acompanhar este ritmo. O Edge falhou devido a um conjunto de erros estratégicos e a Microsoft, mais tarde, decidiu abandonar o motor EdgeHTML pela plataforma open-source Chromium da Google.

Windows 10 diz adeus ao Internet Explorer e ao Edge

Em Janeiro de 2020, a Microsoft anunciou oficialmente o novo Edge baseado no Chromium. Para além disso introduziu novas funcionalidades. Falo do suporte para extensões do Chrome, temas, e separadores verticais. Tudo o que estava em falta na versão antiga conhecida agora como “Legacy Edge”.

Dito isto, o Chromium Edge já não está ligado aos updates bianuais do Windows 10 e as funcionalidades chegam ao novo browser num ciclo de seis semanas.

Microsoft Edge Internet Explorer

Hoje, a Microsoft confirmou que já não vai suportar o Legacy Edge com atualizações de segurança nem a correção de bugs. Este suporte vai terminar mais especificamente a 9 de Março de 2021.

Para além disso, a Microsoft também confirmou que vai colocar um ponto final no Internet Explorer 11 no Microsoft 365 dentro de um ano. Assim, a Microsoft vai deixar o suporte para o Teams no Internet Explorer a 30 de Novembro. Isto enquanto o resto dos serviços vão parar de suportar o browser a 17 de Agosto de 2021.

Ou seja, se o continuar a usar muito mais tempo, vai ter uma experiência com problemas em diversos serviços. Neles incluem-se o Microsoft Teams.

Microsoft Edge Internet Explorer

O Edge baseado no Chromium tem estado a ser implementado de forma gradual pelo Windows Update. Isto nos PCs que executam o Windows 10 versão 1709 e superiores.

Entretanto a Microsoft revelou que o Windows versão 20H2, que está prevista para o final do ano, virá pré-instalada com o novo browser pela primeira vez.

Em Março de 2021, quando a Microsoft abandonar o suporte para o Edge Clássico, é provável que toda a base de utilizadores que ainda insiste em usar este browser mude para o novo baseado no Chromium.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também