(Especial) Porque razão temos tantas câmeras nos smartphones?

Hoje em dia, qualquer smartphone moderno, mesmo de gama média ou gama baixa, conta com pelo menos 3 sensores no módulo traseiro de câmeras.

No entanto, dizer ‘sensor’ não faz muito sentido, porque cada um destes sensores dá vida a uma câmera completamente independente de todas as outras. Ao fim ao cabo, temos o sensor de imagem, lente e mecanismo de foco.

Ok… Mas porquê tanta câmera? Isto oferece mesmo mais qualidade de imagem?



(Especial) Porque razão temos tantas câmeras nos smartphones?

Nokia, Pureview 9

Como deve imaginar, tudo depende das câmeras utilizadas. Ou seja, ter mais câmeras não é imediatamente igual a ter melhor qualidade fotográfica. Aliás, até poderá resultar numa imagem muito abaixo daquilo que uma única câmera seria capaz de produzir.

Mas vamos buscar um exemplo muito interessante, e que não é assim tão antigo quanto isso. Ainda se lembra do Nokia Pureview 9 (imagem em cima)? Uma máquina bastante estranha com uma configuração de câmeras que mais parece as 7 bolas de cristal do popular Anime Dragon Ball.

Pois bem, esta configuração de câmeras é estranha não só devido ao design. Mas também devido ao facto de todas as lentes serem quase iguais. Porquê?

Bem, antes de mais nada, como os sensores são muito pequenos, e por isso, não são capazes de oferecer uma qualidade de imagem por aí além, a Nokia pensou numa solução ‘simples. Qual?Capturar a mesma imagem cinco vezes, com as 5 câmeras, que posteriormente são processadas para criar apenas uma fotografia que na teoria deveria ser muito superior ao que cada câmera individual seria capaz de oferecer ao utilizador.

Parece uma boa ideia não é?

Pois, porque pode ser uma estratégia realmente muito boa, especialmente se o algoritmo conseguir produzir bons resultados. Algo que não era o caso deste Nokia Pureview 9… Muito graças ao uso de câmeras baratas, e processador incapaz de processar toda a informação capturada.

Samsung atualizações Android, câmeras

Ou seja, a ideia é boa! Sendo agora utilizada por todas as grandes fabricantes do mercado! Como é o exemplo dos mais recentes topos de gama do mercado, como o P40 Pro, S20 Ultra, Note 20 Ultra, etc… Que ao contrário do Nokia Pureview 9, já contam com processadores capazes de processar toda a informação! E claro, câmeras muito superiores em relação aquelas ‘5 bolas de cristal’ da Nokia.

Em suma, como é completamente impossível meter um sensor de grandes dimensões num telemóvel moderno. Ou objectiva digna de uma Canon ou Nikkon profissional. As fabricantes decidiram optar pelo aumento do número de câmeras na traseira dos seus smartphones.



É um esforço que continua a evoluir no tempo, mas que inegavelmente já é capaz de produzir fotografias extraordinárias! Como é o exemplo do P40 Pro+, que me impressionou forte e feio durante a análise.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião!

 

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também