Inicio Android (Primeiras Impressões) Huawei P40 Pro+: Com ou sem Google?

(Primeiras Impressões) Huawei P40 Pro+: Com ou sem Google?

Huawei P40 Pro+: Com ou sem Google, a Huawei continua a ser uma das grandes fabricantes de smartphones Android! Afinal de contas, mesmo com os sucessivos castigos impostos pela administração de Donald Trump, a gigante Chinesa continua a lançar aparelhos ‘premium’ que nos fazem perder a força nas pernas, onde temos de destacar o Mate 30 Pro que tinha tudo para ser o melhor smarpthone de 2019, e mais recentemente, os P40 Pro e P40 Pro+.

P40 Pro+? O que é isto? Não é suposto a gama P40 ser composta pelo P40 Lite, P40 e P40 Pro?

É uma excelente questão, que por acaso, também tem uma resposta super simples e fácil de perceber.

Ao fim ao cabo, a Huawei viu-se obrigada a responder ao Galaxy S20 Ultra da Samsung, e como tal, decidiu lançar o P40 Pro+, que é basicamente a versão Ultra do seu P40, ao oferecer uma performance fotográfica ainda mais apetrechada em relação ao que podemos encontrar no modelo Pro. (Que é basicamente aquilo que o Ultra da Samsung também oferece com o seu sensor de 108MP e impressionante capacidade de Zoom. Mas que na oferta da Huawei, é muito mais notório na performance propriamente dita das câmeras).

No entanto, as comparações acabam por aqui!

P40 Pro+
P40 Pro (Lado Esquerdo) / P40 Pro + (Lado Direito)

É que enquanto o S20 Ultra traz um ecrã maior, mais bateria, câmeras diferentes, mais peso, maior grossura, etc… (Tudo isto em relação ao S20 Ultra.) O P40 Pro+ apenas traz mais 17g de peso, e mais uma câmera no módulo traseiro! Tudo o resto é exatamente igual.

Assim, se gosta do design do P40 Pro, também vai gostar do P40 Pro+, visto que são exatamente iguais.

(Primeiras Impressões) Huawei P40 Pro+, o Ultra da Huawei? Onde está o factor diferenciador? Nas câmeras claro está!

P40 Pro+

Portanto, a série P da Huawei sempre foi super interessante ao oferecer uma performance de topo, excelente autonomia, e claro… Sistemas de câmeras realmente inovadores e poderosos. E claro está, o primeiro ‘Plus’ da gama não poderia ser diferente.

Dito tudo isto, geralmente, como disse em cima, a gama P é composta por 3 aparelhos, o ‘barato’ Lite, o ‘standard’ P que já conta com o novo SoC e novo design, e finalmente o Pro que além da performance e design, traz também o factor ‘câmeras inovadoras’. Afinal de contas, o P30 Pro do ano passado trouxe a primeira câmera 5x telefoto, que em conjunto com o restante sistema de câmeras traseiro, fez um sucesso extraordinário no mercado de smartphones, sendo um autêntico best seller.

No entanto, para continuar a rivalizar com a gigante Samsung, a Huawei decidiu tirar uma página do livro da concorrência, lançando um modelo Ultra Premium em cima do seu já bastante Premium P40 Pro, onde claro está, voltou a apostar em câmeras inovadoras ao trazer para cima da mesa um sistema com zoom ótico 10x.

Mas vamos por partes!

Huawei P40 Pro+: Design e Ecrã

P40 Pro+

O Huawei P40 Pro+ é uma fotocópia do P40 Pro ‘normal’, sendo igualmente bonito e capaz de transpirar  Premium por todo os seus cantos arredondados.

Assim, as mesmas curvaturas que já encontrávemos no ecrã do ‘Pro’ continuam a marcar presença no ‘Plus’. Um ecrã que continua a contar com 6.58”, rácio de 19.8:9 e resolução de 2640 x 1200, isto ao mesmo tempo que continua a contar com os 90Hz.

Mas aqui tenho de salientar que o ecrã curvo na parte de baixo do ecrã é um simples toque de genialidade, visto que hoje em dia os gestos já são a forma ‘standard’ de navegar no Android, e por isso, isto é sem dúvida uma excelente ajuda para estes dedos gordos.

Em suma, é o mesmo exato design e ecrã do P40 Pro, o que é muito bom. (Ainda assim, gostava de ter visto 120Hz neste menino ‘Plus’.)

Huawei P40 Pro+: Performance

Como deve imaginar, um smartphone Pro Plus tem a obrigação de ter especificações… Pro Plus! Ainda assim, se pensa que vai encontrar aqui 12 ou 16GB de memória RAM, está muito enganado. O P40 Pro Plus vem equipado com 8GB de RAM, 512GB de armazenamento, carregamento de 40W, e ainda carregamento inverso rápido.

Só tem 8GB de RAM? 

Calma! A verdade é que 12GB, 16GB, 24GB ou 32GB de RAM num smartphone é ainda um pouco parvo nos dias que correm. Afinal de contas, o P40 Pro+ voa com os seus 8GB de RAM, tudo graças ao SO da Huawei, que está sempre muito atento ao consumo de recursos em segundo plano.

Dito tudo isto, este smarpthone conta com a versão 5G do Kirin 990, um CPU perfeitamente capaz para qualquer que seja o seu caso de uso, e claro, preparado para as redes de nova geração.

Em suma, a performance é digna de um super topo de gama, mesmo quando temos em conta que o Kirin 990 é na realidade o rival do Snadragon 855 e não do mais recente Snapdragon 865. (A Huawei apenas lança o seu novo SoC em Setembro com a gama Mate).

Huawei P40 Pro+: Câmeras

P40 Pro+
P40 Pro / P40 Pro Plus

É aqui que está a grande diferença neste smartphone, por isso, é aqui que nos vamos focar mais nestas primeiras impressões! Afinal de contas, como disse em cima, a gama P sempre foi focada na performance fotográfica, por isso, as nossas expetativas para este Ultra… Oops, Pro Plus, eram realmente altas.

Curiosamente, se por acaso ainda não contou as câmeras, temos aqui 5 sensores na traseira! Cada um com o seu grande objetivo, onde temos de salientar o sistema de zoom ótico 10x que é simplesmente impressionante. Mas eis a configuração de câmeras do aparelhos:

  • Sensor Principal -> 50MP RYYB, f/1.9, 23mm
  • Ultra-wide -> 40MP, f/1.8, 18mm
  • Telefoto -> 8MP RYYB, f/2.4, 80mm
  • Telefoto -> 8MP,  f/4.4, 240mm
  • Time of flight (ToF)

Sim, é verdade que hoje em dia temos muitos e bons smartphones com capacidades de zoom impressionantes, tal como o S20 Ultra e o seu Zoom Digital de 100X (Space Zoom). Mas aqui existe uma diferença muito importante, é que apesar de todos os termos de marketing, o Ultra da Samsung tem um Zoom ótico de 3x, enquanto este Pro Plus chega até aos 10x! 

Caso não saiba a diferença, e para si tudo é zoom… Dizer que temos Zoom ótico até 10x, é o mesmo que dizer que não vamos ter perda de qualidade perceptível até aos Zoom 10x! Isto enquanto no zoom digital vamos perder muita qualidade de imagem na forma de resolução, ou então temos o smartphone a recorrer a algoritmos de IA para tentar recuperar a imagem capturada.

Mas em vez de explicar, nada melhor que mostrar, ora veja esta capacidade de zoom!

Outros exemplos de fotos capturadas pelo P40 Pro Plus:

Conclusão

Como qualquer novo aparelho da Huawei, temos sempre de ter em conta que não há Google para ninguém (a não ser que queira instalar o software em casa). Dito isto, quer queira Google no seu aparelho ou não precise dela para nada, uma coisa é certa, o P40 Pro Plus é um peso pesado no mercado de smarpthones, especialmente se dá valor à performance fotográfica! O zoom ótico 10x é um autêntico ‘Game Changer’, que foi capaz de mudar completamente a maneira como tiro fotografias no meu dia a dia.

Aliás, posso desde já dizer que o nosso colega na leak.pt Sílvio José anda louco com o telemóvel, e está farto de me convidar para irmos ao ginásio experimentar o Zoom do menino… Adivinham para quê? É que segunda feira é dia de agachamento das marotas de Odivelas! Calma Sílvio! (Estamos só a brincar :P)

Entretanto, quanto à Google, a Huawei está a apostar forte e feio no seu ecossistema, tendo já implementado o motor de pesquisa Petal Search, que basicamente é a resposta às limitações da sua própria plataforma, ao encontrar toda e qualquer plataforma em fontes de terceiros (fidedignas). Não é uma solução perfeita, mas o mundo Huawei sem Google está inegavelmente cada vez melhor.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

Hoje ficámos a saber mais sobre o ecrã do Galaxy S21 Ultra!

Um analista muito conhecido do mundo Samsung acabou de partilhar alguma informação acerca do ecrã que irá chegar ao mercado pelas mãos do Galaxy...

AMD Radeon RX 6800 XT: a nova pedra no sapato da Nvidia!

Como se costuma dizer a AMD colocou toda a carne no assador. Dito isto, hoje já demos destaque à AMD Radeon RX 6900 XT....

AMD Radeon RX 6900 XT: a derradeira arma contra a Nvidia!

A AMD Radeon RX 6900 XT foi oficialmente anunciada. Na prática representa a maior arma da AMD contra a rival Nvidia e uma bela...

Galaxy Watch Active 2 recebe mais uma prenda do Galaxy Watch 3

A Samsung lançou um novo update para o Galaxy Watch Active 2 e o aspeto interessante é que chega com mais uma funcionalidade do...

O iPhone 12 tem carregamento inverso… Mas é só para a Apple!

Ao que tudo indica, os novos iPhone 12 têm mesmo a capacidade de carregar outros aparelhos sem fios. Informações que chegam agora à Internet...