Menos 60 Euros na conta de luz? É só fazer esta mudança!

Muitas pessoas consideram que os equipamentos mais gastadores estão na cozinha, o que não é mentira se considerarmos as máquinas de lavar e a secadora. No entanto, logo a seguir está a sala. De facto, há lá vários dispositivos que se não tivermos cuidado podem representar um rombo significativo na conta da luz. Na prática podem representar cerca de 60 Euros na conta da luz. Para poupar este dinheiro é só fazer esta mudança.

Menos 60 Euros na conta de luz? É só fazer esta mudança!

No que diz respeito às TVs temos dispositivos de várias dimensões e tecnologias. É por este motivo que umas podem gastar mais e outras menos. Mas para além disso temos consolas, receptores multimédia, barras de som que em alguns casos raramente utilizamos mas estão ligadas, boxes e muito mais. Mas quanto gasta em média cada um destes equipamentos e o que podemos poupar?

- Advertisement -

Televisão em stand-by

Alguns modelos gastam muito pouca energia em modo stand by e usam menos de 1W, enquanto outros usam até 20W. É seguro estimar que em média o dispositivo que temos em casa provavelmente utiliza cerca de 10W.

conta da luz desligar

Gasto estimado – cerca de 10W.

Box Vodafone/Meo/NOS

As boxes de TV são verdadeiros vampiros de energia. Claro que de acordo com o modelo, umas podem gastar mais e outra menos. Dito isto, há aquelas que conseguem ir até aos 25W quando estão em stand-by e outras que só gastam cerca de 5W. Dito isto, é seguro contarmos com 10W.

conta da luz desligar

Gastos estimado – cerca de 10W.

Box de Streaming / Chromecast

Estes dispositivos têm a vantagem de gastar muito pouca energia. Se estivermos a falar de um Chromecast que se alimenta através da TV ainda melhor. Tudo porque em alguns casos acabam por não gastar nada. Seja como for e olhando para a média destes equipamentos é seguro dizermos que gastarão cerca de 1W em stand by.

conta da luz desligar

Gasto estimado – cerca de 1W.

Consolas de jogos

Se alterou as definições na consola para utilizar as opções mais amigas da energia, a carga inativa é provavelmente de cerca de 0,5-1W. No entanto se estivermos a utilizar o modo Instant-On da XBOX ou o modo de repouso da PlayStation estamos a gastar mais energia do que deveríamos. Nestes casos podemos ter um gasto a rondar os 12W.

ps5, playstation 5

Gasto estimado – cerca de 12W.

Aparelhagem

Neste campo varia muito do que ela faz quando está desligada. No entanto, olhando para a média de consumo destes equipamentos em stand-by podemos contar com cerca de 25W.

Gasto estimado – cerca de 25W.

Barra de Som

As barras de som usam menos energia, na maioria das vezes, do que as aparelhagens. Ainda assim consomem algumas coisa quando estão em standby. Neste caso apontamos para os 5W.

conta da luz desligar

Quanto gastamos com estes equipamentos em stand-by

Vamos juntar todas as cargas de energia estimadas. Assim somamos a TV (10W), mais a box (10W), uma consola de jogos com um modo de arranque rápido (12W) e um Chromecast (1W). Isto faz 36W.

Agora só precisamos de usar uma simples equação.

Precisamos multiplicar os watts e dividi-los em 1000 para converter watts em kilowatt horas (kWh), que é a unidade utilizada pelo fornecedor de energia. Quando ao valor de tempo temos 8760 horas num ano.

(36W * 8760H)/1000 = 315.36 kWh

Agora precisamos simplesmente de multiplicar o número de kWh pelo preço que a nossa empresa elétrica cobra por kWh.

Esta unidade é então multiplicada pelo custo por unidade, que, no momento da escrita, é de 19 cêntimos, em média, em Portugal. Isto olhando para o custo de todas como refere a empresa Selectra.

315.36 kWh * 0.19 =  59,91 Euros.

Ou seja, o simples ato de deixarmos os equipamentos em stand by custam-nos cerca de 60 Euros por ano. O valor até poderá ser maior uma vez que fizemos a média de gastos.

conta da luz desligar

É por este motivo que aquelas extensões com interruptor podem fazer maravilhas.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.