Android TV tem más notícias para boxes e muitos televisores!

A plataforma da Google, Android TV, dá vida a boxes e muitos outros equipamentos, incluindo televisores. Ora com uma aposta crescente no Google TV os requisitos para os dispositivos Android TV estão a aumentar. Dito isto, agora há uma novidade. É que é necessário suportar o codec de streaming AV1.

Android TV tem más notícias para boxes e muitos televisores!

Se isto lhe soa familiar faz todo o sentido. É que os rumores têm andado a circular na Internet há já algum tempo. O que não se sabia ao certo é quando tudo isto seria um requisito.

Android TV televisores

As informações que chegaram hoje à Internet revelam uma janela de tempo específica para esta alteração. Assim, sabe-se agora que todos os dispositivos baseados em Android TV – que inclui o Google TV – devem disponibilizar suporte para o codec AV1 a partir de 31 de março de 2021. Isto aplica-se a qualquer dispositivo com Android 10 ou Android 11. Isto foi algo confirmado por uma imagem a que o XDA teve acesso.

Mas o que significa isto?

O novo codec de streaming está disponível para todos através da Alliance for Open Media e foi desenvolvido para ser mais eficiente no streaming de vídeo pela Internet. Tudo com muito pouco impacto na qualidade. Aliás a Google sempre impulsionou muito o AV1. Já o utiliza no YouTube, Chrome e Duo e pretende levá-lo para o Google Fotos, Play Filmes / Google TV, Meet, e até para o Stadia ao longo do tempo.

Android TV televisores

Entretanto no que diz respeito ao suporte AV1 na Android TV há algo a destacar. É que este codec requer hardware mais recente para o processo de descodificação, razão pela qual produtos não suportados, incluindo o primeiro Chromecast, não podem simplesmente obter uma atualização de software de modo a integrá-lo. Escusado será dizer que algumas TVs também podem ser guardadas na dispensa. Ainda assim, quem tem dispositivos com o chip Amlogic S905X4 não terá problemas.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Surpresa! Netflix renovou esta série para a segunda temporada!

Com o passar das várias semanas de cada mês, vamos recebendo cada vez mais projetos na Netflix. Sendo que os mesmos acabam por se...

Filme da Netflix paga milhões a L. DiCaprio e Jennifer Lawrence!

Tendo em conta que ainda este ano vamos receber vários filmes na Netflix, o melhor mesmo será revelar-lhe desde já um dos melhores a...

A Indústria Automóvel está a sofrer (muito) com a crise!

Como deve saber, a atual crise de produção de semicondutores afetou várias indústrias, como a dos smartphones, a de componentes para PCs, mundo dos...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!