AV1: um novo codec para video que promete

A AOMedia (Alliance for Open Media) anunciou o lançamento oficial de um novo codec (enCOder/DECoder) avançado para vídeo em 4K UHD e superior.

codec

Destinado a ser a solução líder de mercado em compressão de vídeo, o AV1 promete a mesma qualidade com até menos 30% bitrate, o que torna o tamanho dos ficheiros comprimidos por este codec menor. Esta diferença de tamanho foi comparado com outros codec, como o VP9 da Google e o H265/HEVC do grupo MPEG.

O novo codec incorpora as novidades que nasceram do projecto experimental VP10 da Google, juntamente com técnicas da iniciativa Daala da Xiph/Mozilla e o projecto Thor da Cisco. Com uma implementação também focada nas comunicações em tempo real, procurará ser igualmente a escolha para chamadas vídeo (Skype, Discord e etc) e streams de alta eficácia.

Este codec é útil para streamers, criadores de conteúdo multimédia, vídeos de alta resolução, vídeos em 360º e etc, pois como foi referido acima, reduz em até 30% o bitrate e mantém a mesma qualidade de imagem.

Prevê-se que a implementação deste codec em software e hardware até 2020.

A aceleração por hardware deste codec vai ser crucial para a sua gravação e reprodução, significando que será necessário equipamento novo para o uso deste codec. Dadas as características universais do AV1, os equipamentos avo incluirão certamente telemóveis, placas gráficas, televisores, câmaras, etc.

Para quem quiser experimentar este novo codec, a Mozilla  já dispõe do suporte experimental juntamente com uma página de teste que podem ver aqui.

Podem encontrar mais informações na página da Hexus.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Manuel Carvalhohttp://www.leak.pt
Interessado em tecnologia, procuro sempre saber como é que a tecnologia funciona e como pode mudar o nosso dia a dia. Adoro especialmente hardware e periféricos e procuro sempre as últimas novidades sobre tecnologia.

Leia também