AV1: um novo codec para video que promete


Por em

A AOMedia (Alliance for Open Media) anunciou o lançamento oficial de um novo codec (enCOder/DECoder) avançado para vídeo em 4K UHD e superior.

Destinado a ser a solução líder de mercado em compressão de vídeo, o AV1 promete a mesma qualidade com até menos 30% bitrate, o que torna o tamanho dos ficheiros comprimidos por este codec menor. Esta diferença de tamanho foi comparado com outros codec, como o VP9 da Google e o H265/HEVC do grupo MPEG.

O novo codec incorpora as novidades que nasceram do projecto experimental VP10 da Google, juntamente com técnicas da iniciativa Daala da Xiph/Mozilla e o projecto Thor da Cisco. Com uma implementação também focada nas comunicações em tempo real, procurará ser igualmente a escolha para chamadas vídeo (Skype, Discord e etc) e streams de alta eficácia.

Este codec é útil para streamers, criadores de conteúdo multimédia, vídeos de alta resolução, vídeos em 360º e etc, pois como foi referido acima, reduz em até 30% o bitrate e mantém a mesma qualidade de imagem.

Prevê-se que a implementação deste codec em software e hardware até 2020.

A aceleração por hardware deste codec vai ser crucial para a sua gravação e reprodução, significando que será necessário equipamento novo para o uso deste codec. Dadas as características universais do AV1, os equipamentos avo incluirão certamente telemóveis, placas gráficas, televisores, câmaras, etc.

Para quem quiser experimentar este novo codec, a Mozilla  já dispõe do suporte experimental juntamente com uma página de teste que podem ver aqui.

Podem encontrar mais informações na página da Hexus.

Leia também

Ou veja mais notícias de Hardware

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Xiaomi Black Shark: O revolucionário smartphone para jogadores!

Windows 10 Versão 1803 já está disponível no canal “Lento” de testes Preview

Seguinte