(Especial) Vale mesmo a pena comprar uma Soundbar?

Hoje em dia, com a massificação das TVs 4K de grandes dimensões super finas, também é cada vez mais comum encontrar consumidores à procura de uma soundbar para fazer ‘pandã’ com a sua nova e reluzente TV.

Uma tendência cada vez mais óbvia, visto que basta olhar para o mercado para perceber que todas as gamas estão neste momento saturadas com modelos das mais variadas fabricantes! Temos a LG, Sony, Samsung, JBL, Yamaha, Sharp, Sonos, Xiaomi, etc…

Mas porquê esta procura por uma simples barra de som? Valem assim tanto a pena?

sony ht-g700

Portanto, se por acaso comprou uma nova TV para a sua sala, mas reparou que o som não lhe está a encher as medidas, é provável que tenha ido logo ao mercado à procura de uma solução para este problema. E claro está, rapidamente apareceram as populares soundbars como uma alternativa!



Mas sabe o porquê do aumento desta popularidade no mundo das barras de som?

É simples, antigamente, as TVs tinham espaço suficiente disponível para a implementação de colunas grandes e poderosas.

Aliás, se por acaso é fã de um bom bass, é óbvio que vai sempre precisar de algum espaço disponível dentro de qualquer aparelho para tornar o seu efeito mais poderoso. É por isso que as colunas portáteis bluetooth são um sucesso, e é também por isso que as soundbars foram capazes de ganhar um espaço no mercado de áudio.

Além de tudo isto, temos o fator espaço, bem como a praticabilidade de todo o sistema! Ao fim ao cabo, uma simples soundbar debaixo da TV equivale a uma arrumação muito melhor do que ter 5 ou 7 colunas espalhadas pelos cantos da sala. Isto já para não falar da complicação que é a montagem e configuração de um sistema deste tipo.

Curiosamente, com o aumento da popularidade deste tipo de sistema de som, também tivemos uma corrida das fabricantes ao melhor produto possível! O que claro está, resultou em inovações tecnológicas (Dolby Atmos, DTS, etc…) Mais notávelmente, a integração do tão popular efeito surround.

Uma soundbar é capaz de oferecer uma boa experiência de som em qualquer situação?

Sharp HT-SBW800, soundbar

Tudo depende daquilo que quer, e claro, o que realmente precisa. Ou seja, o que não falta no mercado são alternativas para a sua carteira e tamanho da sua sala. Afinal de contas, uma soundbar maior, vai muito provavelmente ser capaz de encher uma sala maior, enquanto uma soundbar mais pequena (e barata) pode ser mais do que suficiente se tiver uma sala de pequenas dimensões.

É aqui que vai ter de investir muito do seu tempo de pesquisa, visto que o simples facto de uma soundbar ser maior, não significa que também seja mais poderosa. Além disto, também é preciso ter em conta o conteúdo que quer passar para a soundbar. Ao fim ao cabo, se quiser ver conteúdo HD, vai precisar de ter tecnologias compatíveis para usufruir ao máximo daquilo que está a ver e a ouvir, o que claro está, também obriga ao uso de uma entrada HDMI com um standard moderno. (Caso não saiba, uma entrada HDMI é capaz de oferecer maior largura de banda em comparação às velhas entradas ótica ou AuxIn! Algo que irá precisar para DTS-HD ou Dolby Atmos)

Além de tudo isto, é preciso também ter em consideração o tipo de som, ou seja, se o uso principal vai ser filmes e séries, vai ser para ver as futeboladas ao fim de semana, ou simplesmente para ouvir música. Ao fim ao cabo, uma boa barra de som também tem conectividade Bluetooth para encher a sua sala com uma bela rockalhada! Quanto maior a potência, mais rapidamente arruína a paciência dos vizinhos.

Consigo ter uma experiência ‘de cinema’ com uma soundbar?

soundbar

Muito resumidamente, qualquer entusiasta vai obviamente dizer que se quer ter a melhor experiência possível, irá precisar de um sistema de som ‘a sério’.

Afinal de contas, até a melhor soundbar do mercado irá ter alguma dificuldade em reproduzir um som surround ‘real’. Visto que em boa verdade, o som posicional nunca vai ser tão bom, em comparação a estar rodeado por colunas pensadas para esse mesmo propósito. (No entanto, alguns modelos de soundbars permitem a adição de subwoofers e colunas extras)

Conclusão

Em suma, tudo irá depender da sua situação específica. Na minha opinião, se por acaso tem uma sala pequena, uma soundbar é melhor solução para ter uma experiência de som acima da média! Isto sem gastar muito dinheiro, ou ter de arruinar a arrumação e layout da sua sala de estar.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também