(Especial) Vale mesmo a pena comprar uma Soundbar?

Hoje em dia, com a massificação das TVs 4K de grandes dimensões super finas, também é cada vez mais comum encontrar consumidores à procura de uma soundbar para fazer ‘pandã’ com a sua nova e reluzente TV.

Uma tendência cada vez mais óbvia, visto que basta olhar para o mercado para perceber que todas as gamas estão neste momento saturadas com modelos das mais variadas fabricantes! Temos a LG, Sony, Samsung, JBL, Yamaha, Sharp, Sonos, Xiaomi, etc…

Mas porquê esta procura por uma simples barra de som? Valem assim tanto a pena?

comprar uma soundbar

Portanto, se por acaso comprou uma nova TV para a sua sala, mas reparou que o som não lhe está a encher as medidas, é provável que tenha ido logo ao mercado à procura de uma solução para este problema. E claro está, rapidamente apareceram as populares soundbars como uma alternativa!



Mas sabe o porquê do aumento desta popularidade no mundo das barras de som?

É simples, antigamente, as TVs tinham espaço suficiente disponível para a implementação de colunas grandes e poderosas.

Aliás, se por acaso é fã de um bom bass, é óbvio que vai sempre precisar de algum espaço disponível dentro de qualquer aparelho para tornar o seu efeito mais poderoso. É por isso que as colunas portáteis bluetooth são um sucesso, e é também por isso que as soundbars foram capazes de ganhar um espaço no mercado de áudio.

Além de tudo isto, temos o fator espaço, bem como a praticabilidade de todo o sistema! Ao fim ao cabo, uma simples soundbar debaixo da TV equivale a uma arrumação muito melhor do que ter 5 ou 7 colunas espalhadas pelos cantos da sala. Isto já para não falar da complicação que é a montagem e configuração de um sistema deste tipo.

Curiosamente, com o aumento da popularidade deste tipo de sistema de som, também tivemos uma corrida das fabricantes ao melhor produto possível! O que claro está, resultou em inovações tecnológicas (Dolby Atmos, DTS, etc…) Mais notávelmente, a integração do tão popular efeito surround.

Uma soundbar é capaz de oferecer uma boa experiência de som em qualquer situação?

comprar uma soundbar

Tudo depende daquilo que quer, e claro, o que realmente precisa. Ou seja, o que não falta no mercado são alternativas para a sua carteira e tamanho da sua sala. Afinal de contas, uma soundbar maior, vai muito provavelmente ser capaz de encher uma sala maior, enquanto uma soundbar mais pequena (e barata) pode ser mais do que suficiente se tiver uma sala de pequenas dimensões.

É aqui que vai ter de investir muito do seu tempo de pesquisa, visto que o simples facto de uma soundbar ser maior, não significa que também seja mais poderosa. Além disto, também é preciso ter em conta o conteúdo que quer passar para a soundbar. Ao fim ao cabo, se quiser ver conteúdo HD, vai precisar de ter tecnologias compatíveis para usufruir ao máximo daquilo que está a ver e a ouvir, o que claro está, também obriga ao uso de uma entrada HDMI com um standard moderno. (Caso não saiba, uma entrada HDMI é capaz de oferecer maior largura de banda em comparação às velhas entradas ótica ou AuxIn! Algo que irá precisar para DTS-HD ou Dolby Atmos)

Além de tudo isto, é preciso também ter em consideração o tipo de som, ou seja, se o uso principal vai ser filmes e séries, vai ser para ver as futeboladas ao fim de semana, ou simplesmente para ouvir música. Ao fim ao cabo, uma boa barra de som também tem conectividade Bluetooth para encher a sua sala com uma bela rockalhada! Quanto maior a potência, mais rapidamente arruína a paciência dos vizinhos.

Consigo ter uma experiência ‘de cinema’ com uma soundbar?

comprar uma soundbar

Muito resumidamente, qualquer entusiasta vai obviamente dizer que se quer ter a melhor experiência possível, irá precisar de um sistema de som ‘a sério’.

Afinal de contas, até a melhor soundbar do mercado irá ter alguma dificuldade em reproduzir um som surround ‘real’. Visto que em boa verdade, o som posicional nunca vai ser tão bom, em comparação a estar rodeado por colunas pensadas para esse mesmo propósito. (No entanto, alguns modelos de soundbars permitem a adição de subwoofers e colunas extras)

Conclusão

Em suma, tudo irá depender da sua situação específica. Na minha opinião, se por acaso tem uma sala pequena, uma soundbar é melhor solução para ter uma experiência de som acima da média! Isto sem gastar muito dinheiro, ou ter de arruinar a arrumação e layout da sua sala de estar.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Utilizadores não sabem que vem aí uma nova versão do Windows!

Tem-se falado muito do lançamento do Windows 11 cujo lançamento está marcado para o próximo dia 5 de Outubro de 2021. Mas e se...

FIFA 22 com erro gravíssimo no Sporting e adeptos não perdoam

O FIFA 22 é sem dúvida nenhuma um dos jogos mais esperados dos últimos tempos. Sendo que apesar de alguns jogadores dizerem que os...

USB Type-C 2.1 chegou! Conhece as melhorias?

USB Type-C 2.1 chegou! - As velocidades de transferência estão a aumentar, bem como a velocidade dos carregamentos, por isso, o standard que rege...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!