Inicio Android iOS 11 está em 76% dos dispositivos, Android Oreo apenas em 4,6%

iOS 11 está em 76% dos dispositivos, Android Oreo apenas em 4,6%

Na grande guerra dos sistemas operativos moveis, uma das grandes diferenças é a percentagem de dispositivos que recebem a última actualização do sistema respectivo, e os dados revelados indicam que o iOS tem uma percentagem muito maior que o Android.

Este tema já não é novo e podemos mesmo dizer que as percentagens referidas também não são nenhuma novidade, já que o iOS está presente apenas em iPhone e iPad, o Android já em todas as outras marcas que existem no mercado mobile.

iOS

Falando de número do sistema operativo da Apple, o iOS 11 está instalado em 76% dos dispositivos compatíveis, até 22 de abril, de acordo com estatísticas que a Apple compartilhou hoje na página de suporte da App Store para desenvolvedores.

Quando falamos de dispositivos compatíveis, falamos de:

  • iPhone 5s
  • iPhone 6 / 6 Plus
  • iPhone 6s / 6s Plus
  • iPhone SE
  • iPhone 7 / 7 Plus
  • iPhone 8 / 8 Plus
  • iPhone X
  • iPod Touch (6° geração)
  • iPad Air 1 / 2
  • iPad Pro (todas as versões)
  • iPad Mini 2 / 3 / 4

Estes valores apresentam um aumento de 11 pontos percentuais desde 18 de janeiro, quando o iOS 11 estava instalado em 65% dos dispositivos e 24 pontos percentuais desde 6 de novembro, quando o iOS 11 estava instalado em 52% dos dispositivos.

iOS

Neste momento o iOS 10 ainda está presente em 19% dos dispositivos Apple, e as versões anteriores contam apenas com 5%. Mas temos de ter em conta que ainda existe muitos utilizadores com dispositivos mais antigos como iPhone 4 e 5, que não podem ser atualizados.

Bons números mas já foi melhor

Apesar destas percentagem serem muito boas, são inferiores às encontradas no ano anterior com o iOS 10, que em fevereiro de 2017, por exemplo, o iOS 10 estava presente em quase 80% dos dispositivos.

Esta percentagem inferior face ao ano anterior, deve-se muito aos erros encontrados nas versões do iOS 11, fazendo desta a versão com mais erros, muitos deles graves como bug do HomeKit, as vulnerabilidades do Specter e do Meltdown, e principalmente a mais falada controvérsia sobre a desaceleração do iPhone que levou a Apple a limitar o desempenho dos iPhones mais antigos devido às baterias degradadas.

Mas ao longo das versões dentro do iOS 11 houve sempre melhorias e novas funcionalidades, como a correção rápida dos erros mais graves.

iOS

Android e a sua fragmentação

Já quando comparamos percentagens entre sistemas operativos, vemos o Android a melhorar, mas mesmo assim com grande fragmentação das suas versões. Neste momento a versão Oreo está em 4,6% dos dispositivos deste sistema operativo. Pelo gráfico podemos ver que a versão Nougat é a que está mais presente com 30,8%, seguida pela Marshmallow com 26%, Lollipop com 22,9% e Kitkat ainda com 10,5%.

Pode interessar:

Snappables: os jogos chegaram ao Snapchat!

Apple tenta convencer Samsung a baixar preços dos ecrãs OLED

Primeira imagem real do OnePlus 6 e data de lançamento! Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Rodolfo Januáriohttps://www.instagram.com/lobo.tech/
Bem cedo comecei a interessar-me por computadores e telemóveis, pelas possibilidades que nos davam. Desde então gosto de toda a tecnologia e fico sempre curioso com a sua utilidade e de como funcionam.

1 COMENTÁRIO

Leia também

Your Phone do Windows vai ficar muito mais poderoso!

Com o Windows 10 Build 20221, a aplicação Your Phone da Microsoft vai ter direito a uma novidade. Chama-se “fixação de notificações”. Para quem...

Microsoft Edge vai mesmo rebentar com o Google Chrome!

O novo Microsoft Edge está lentamente a chegar a todos os dispositivos através do Windows Update e também vem pré-instalado no update de Outubro...

Oppo Reno4 Lite: certificação revela especificações principais

A Oppo está a trabalhar arduamente na familia de smartphones Reno. Dito isto, já apresentou o Oppo Reno4 e o Reno4 Pro na China...

TicWatch Pro 3: justifica-se um preço de 299 Euros?

A Qualcomm revelou dois novos chipsets para wearables em junho. Falo do Snapdragon Wear 4100 e 4100+. Os novos chips são uma atualização significativa...

Nokia 7.3: novas imagens revelam todos os pormenores!

Antes do evento Nokia Mobile há alguns dias, houve relatos de que o Nokia 7.3 seria lançado em 22 de setembro. No entanto, este...