Xiaomi Mi 6X vs Nokia 7 Plus: Qual a melhor opção?


Por em

Foi ontem com muita pompa e circunstância, pelo menos por parte dos meios de comunicação, que o mundo ficou a conhecer o Xiaomi Mi 6X. Este equipamento de gama média destaca-se sobretudo pela relação qualidade/preço e vai ser um sério concorrente neste segmento. Agora que o Nokia 7 Plus chega ao mercado, resolvemos olhar para as caraterísticas de cada um e dizer-lhe qual será a melhor opção. Xiaomi Mi 6X vs Nokia 7 Plus: quem leva a taça?

Xiaomi Mi 6X vs Nokia 7 Plus

Xiaomi Mi 6X vs Nokia 7 Plus: Design

Ao nível do design ambos os equipamentos são interessantes e tudo depende do gosto de cada um. No entanto parece-nos que o Nokia 7 tem um aspeto ainda mais premium. Achamos, em particular, a versão em preto do Nokia 7 muito interessante com os pormenores a dourado na parte traseira. De resto encontramos uma configuração de câmara dupla na vertical nos dois dispositivos, embora no Nokia esteja na parte central e no Xiaomi no canto superior esquerdo.

Na parte frontal os dois dispositivos proporcionam uma experiência de ecrã total, com molduras muito finas. Nenhum destes dispositivos tem botões físicos na parte frontal.

Ao nível do design, eventualmente escolheríamos o Nokia 7 Plus como vencedor. É que este fabricante realmente tem feito um bom trabalho neste campo, ao disponibilizar no mercado equipamentos verdadeiramente robustos.

Xiaomi Mi 6X vs Nokia 7 Plus: Ecrã

Ao nível do ecrã é difícil encontrarmos um vencedor. Ambos possuem painéis com resolução Full HD+. A única e pequena diferença está no tamanho. O ecrã do Xiaomi Mi 6X tem 5.9 polegadas, enquanto o Nokia 7 Plus tem um painel de 6.

Ambos os ecrãs são protegidos por vidro Corning Gorilla Glass 3. Considerando estas questões não conseguimos identificar claramente um vencedor ao nível do ecrã.

Xiaomi Mi 6X vs Nokia 7 Plus: Processador, memória e armazenamento

Ao nível do processador também não existem diferenças. Ambos são alimentados por um processador Qualcomm Snapdragon 660. Ao nível da memória já não é bem assim. Enquanto o Nokia 7 Plus disponibiliza uma capacidade máxima de memória RAM de 4GB, o Xiaomi Mi 6X tem uma variante que vai até aos 6. Já na capacidade de armazenamento passa-se o mesmo. O Nokia 7 Plus disponibiliza uma capacidade máxima de 64GB, enquanto a aposta da Xioami pode chegar aos 128GB.

A diferença nas câmaras

Não é muito fácil compararmos a qualidade das câmaras, uma vez que ainda nenhum destes equipamentos nos passou pelas mãos. Outra das questões que pode complicar é que o Nokia 7 Plus tem câmaras com a assinatura Zeiss e isso poderá ter algum impacto na qualidade final.

No entanto, neste momento, apenas nos podemos restringir aos números e mais especificamente aos megapixéis dos sensores e é exatamente isso que vamos fazer.

No Mi 6X temos uma configuração de 12+20 megapixéis na parte traseira. Já no Nokia 7 Plus temos uma configuração de câmara dupla com sensores de 12 e 13 megapixéis. Se considerarmos apenas, como referimos, os megapixéis, o Xiaomi Mi 6X é o vencedor. Mas não é só nos sensores que o Mi 6x pode ganhar. Graças à inteligência artificial, as câmaras traseiras têm a capacidade de reconhecer até 206 tipos de cena diferentes, efetuando automaticamente todos os ajustes que forem sendo necessários. Ao mesmo tempo, têm a capacidade de efetuar traduções em tempo real entre os idiomas Inglês, Francês, Alemão, Japonês, Coreano e Indiano.

Ao nível da câmara para selfies o Xiaomi Mi 6X possui um sensor de 20 megapixéis. No caso do Nokia 7 Plus, o sensor é de 16.

Bateria

No campo da bateria o Nokia 7 Plus é o claro vencedor, conseguindo bater o Mi 6X. Enquanto o Nokia vem com uma bateria de 3800 mAh, a do Mi 6X tem “apenas” 3010 mAh.

Software

Ao nível do software temos o mesmo sistema operativo nos dois equipamentos, ou seja o Android Oreo 8.1.

A grande diferença é que a versão do Nokia 7 Plus é mais crua, ou seja, apresenta o Android Oreo tal e qual como foi desenvolvido e o Xiaomi Mi 6X vem com a interface MIUI 9.5 que adiciona, por exemplo, gestos na totalidade do ecrã.

Preço

Olhando para o preço, a versão de topo do Mi 6X com 6GB de memória e 128GB de capacidade de armazenamento terá um preço aproximado de 320 Euros. Já os modelos de 64GB com 4 e 6GB de memória vão custar cerca de 250 e 290 Euros, respetivamente. No caso do Nokia 7 Plus, modelo com 4GB de memória e 64GB de capacidade de armazenamento, o custo aproximado é de 450 Euros. Se considerarmos este factor, sentimos que levamos mais para casa com o Xiaomi Mi 6X.

Leia também

Ou veja mais notícias de Especiais

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

iOS 11 está em 76% dos dispositivos, Android Oreo apenas em 4,6%

Responsável pela arquitectura AMD Zen a caminho da Intel !

Seguinte