Gosta mesmo do Instagram? Então tem razões para ficar preocupado!

Se é fã do Instagram, assim como centenas de milhões de pessoas, tem razões para estar preocupado devido às demissões anunciadas na noite de segunda-feira. Este acontecimento deixou muitas pessoas preocupadas e marca um novo capítulo para o Instagram e não só. Gosta mesmo do Instagram? Então os próximos tempos podem ser preocupantes.

A saída dos co-fundadores do Instagram preocupa

Estamos a falar mais concretamente das saídas dos co-fundadores do Instagram, Kevin Systrom e Mike Krieger, que comentaram brevemente esta decisão que se destaca mais pelo que não diz do que pelo que faz.

No entanto, antes de chegarmos a este ponto, o Instagram já se estava a transformar numa parte muito mais importante do portfólio de empresas e serviços do Facebook. As pessoas passam cada vez mais tempo no Instagram e continuam a gostar muito desta rede social. Aliás, já ouvi várias vezes os comentários “agora com o Insta, já pouco vou ao Face”. De facto o Instagram tornou-se um impulsionador significativo do tráfego de pequenas empresas. E quando olhamos para as Histórias, GIFs, stickers e muitas outras funcionalidades que foram sendo adicionadas, o Instagram é ainda mais interessante.

do Instagram

No entanto todas estas novidades têm um custo. É que muitas funcionalidades significam a perda da simplicidade ao nível da experiência de utilização. O Instagram já não é aquela pequena aplicação em que tiramos uma foto, colocamos um filtro e já está. De facto, interagimos muito com ela e os Instagrammers “profissionais” já fazem uma concorrência séria aos YouTubers.

Novo Instagram = Facebook 2?

É que com estas demissões é muito provável que o Instagram se torne no Facebook 2. Uma aplicação cheia de menus e de funcionalidades de que muitas das vezes nem precisamos.

Numa entrevista ao The Wall Street Journal que foi realizada antes do anúncio de segunda-feira, Kevin deixa claro que não se arrepende de ter vendido o Instagram ao Facebook em 2012.

“O Mike e eu estamos gratos pelos últimos oito anos no Instagram e seis anos com a equipe do Facebook. Nós passámos de 13 pessoas para mais de mil com escritórios em todo o mundo. Tudo isto enquanto desenvolvemos produtos utilizados e amados por uma comunidade de mais de mil milhões de pessoas. Agora estamos prontos para uma nova fase.

do Instagram

Os co-fundadores do Instagram podem ter algo na manga

Estamos a planear tirar algum tempo para novamente explorarmos a nossa curiosidade e criatividade. Construir coisas novas requer que recuemos, entendamos e nos inspiremos nas coisas que o mundo precisa; é isso que planeamos fazer.

Continuamos empolgados com o futuro do Instagram e do Facebook nos próximos anos, apesar de passarmos de líderes para dois utilizadores. Estamos ansiosos para ver o que estas empresas inovadoras e extraordinárias farão a seguir ”.

Não houve beija-mão a Mark Zuckerberg

Curiosamente nada foi dito acerca de Mark Zuckerberg ou Sheryl Sandberg. Ou seja, não nos parece que as relações tenham ficado muito boas.

Claro que tudo o que possa ser dito agora é mera especulação. Mas sinceramente não será difícil adivinharmos que este problema está num choque de ideais entre os fundadores do Instagram e os patrões do Facebook. A nosso ver, os criadores do Instagram queriam manter a simplicidade desta rede social. Já os responsáveis do Face querem adicionar mais e mais coisas.

Com a saída de Kevin Systrom e Mike Krieger, o futuro do Instagram é incerto, mas tenho quase a certeza que eles vão refletir e talvez criar a de “next big thing”.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário