Google vai começar a cobrar aos fabricantes a instalação das suas Apps

Parece que a Google vai começar a fazer alguns trocos, ao licenciar a sua suite de aplicações aos fabricantes de smartphones Android na Europa.

Isto de acordo com alguns documentos obtidos pelo site ‘The Verge‘, que fundamentalmente mostram a resposta à multa e regulamentação que a União Europeia criou para a Google e o seu Android.

Em suma, a empresa está agora a refazer os termos nos quais o seu Sistema Operativo Android é distribuído na União Europeia.

A nova regulamentação da UE impede que a Google obrigue os fabricantes a implementar o seu browser Google Chrome, aplicações de pesquisa e claro, as restantes aplicações da sua ‘suite’.

Google vai

As novas taxas serão aplicadas a aparelhos ativados a partir do dia 1 de Fevereiro do próximo ano.

“A Comissão Europeia não obriga explicitamente a Google a cobrar taxas de licenciamento. Mas a Google é obrigada a quebrar o seu pacote tradicional de aplicações. Afinal de contas, o tribunal decidiu que ao juntar o seu navegador e os seus motores de pesquisa no Android, a Google sufocou alguma potencial inovação. Ao impedir os fabricantes de assinar novos acordos mais vantajosos para outros browsers e motores de pesquisa.

A Comissão vê toda esta regulamentação, como uma maneira de aumentar a competição. O que por consequência poderá baixar custos ou dar mais opções aos consumidores, a longo prazo.”

Na realidade, ao juntar o Google Chrome e o seu motor de pesquisa em todos os telemóveis Android… A empresa estava a gerar grandes quantidades de lucros!

Google vai

Por isso, talvez tenha levado a gigante da pesquisa mundial a optar por um sistema em que cada fabricante tem agora de pagar por cada telemóvel vendido com o seu software.

Em suma, vários fabricantes podem agora escolher se querem ou não a Google Play Store nos seus aparelhos. Mas é provável que paguem! Afinal de contas, os consumidores querem aplicações como o Instagram, Facebook e WhatsApp… Que estão disponíveis na plataforma da Google.

Será que este custo extra irá fazer cócegas à carteira do consumidor?

É bem provável que sim… Ao fim ao cabo, o SO Android ficou imensamente popular, porque a Google o disponibiliza de borla! A todo e qualquer aparelho no mercado.

No entanto… É pouco provável que a máquina bem oleada de fazer dinheiro da empresa pare por causa desta lomba na estrada.

Via