ASUS, Philips e Pioneer também foram multadas pela Comissão Europeia!


Por em

A Comissão Europeia está em grande! Depois de multar a Google em 4340 milhões de euros… Agarrou nos seus dossiês e preparou 3 novas multas a outras grandes empresas da indústria!



Entre estas empresas podemos encontrar a ASUS, Philips e a Pioneer! No entanto, a razão desta multa não tem nada a ver com combinação de preços entre elas. Contudo, todas elas são culpadas de interferir com os preços de lojas online, para manter o valor dos seus produtos mais altos do que aquilo que seria o normal.

Comissão Europeia ASUS Pioneer Philips

A ASUS foi considerada culpada de intervir nos preços de portáteis e monitores em lojas online na Alemanha e França! Não permitindo que os preços ficassem aquém dos seus preços recomendados.
A Philips também fez algo bastante similar, com quase toda a sua linha de produtos em França!

Em último lugar, a Pioneer fez o mesmo, mas a uma escala muito maior, afetando 12 países da União Europeia, incluindo a Alemanha, França e Inglaterra. Além de manter os preços artificialmente inflacionados, a empresa também rejeitou pedidos de lojas que queriam vender além-fronteiras dentro da Europa! De maneira a que os preços se mantivessem dentro de cada país.

No entanto, a cooperação das empresas com a Comissão Europeia garantiu-lhes descontos avultados! Com a maioria a conseguir pagar apenas 60% da multa original. Bem, a Pioneer conseguiu safar-se ainda melhor, a pagar apenas metade da multa original.

Dito isto, a ASUS vai ter de pagar cerca de 74.4 milhões de dólares, enquanto a Philips irá pagar 34.9 milhões e a Pioneer 11.9 milhões.

Esta decisão vem depois de vários anos de violações dos regulamentos, que em alguns casos se estenderam de 2011 até 2015! Em suma, mesmo com a cooperação das empresas, a decisão final ainda demorou algum tempo.

Em suma, a intenção da Comissão Europeia é de proteger os direitos dos seus cidadãos! De modo a que estes tenham a hipótese de fazer uma escolha livre sem intrusões. Além de que todos os cidadãos Europeus têm o direito de comprar além-fronteiras, desde que dentro na UE, ficando assim com a hipótese de descobrir o melhor produto ao melhor preço.

Fonte

Leia também

Ou veja mais notícias de Especiais

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Etiquetas
Anterior

Motorola One Power surge na TENAA com um ecrã FHD+

Ulefone Armor 5 oficializado: Tudo o que precisa de saber

Seguinte