Comissão europeia multou a Google em 4340 milhões de Euros!


Por em

A Comissão Europeia decidiu finalmente o que fazer quanto às práticas anti competitivas da Google com o seu Sistema Operativo Android!

A Google foi condenada a pagar uma multa recorde de 4340 milhões euros! Que a empresa diz não fazer qualquer sentido, visto que o ‘Android criou mais escolha para todos.”

A Comissária ‘Margrethe Vestager’ justificou a avultada multa com o domínio da gigante da pesquisa no mercado Android! Coagindo os fabricantes a meter o motor de busca da empresa e o seu browser como elementos obrigatórios para aceder à loja ‘Play Store’.

‘Vestager’ mencionou ainda que nada impede os consumidores de mudarem para outros serviços! No entanto, um estudo demonstra que apenas 10% dos utilizadores instalou um Browser diferente. E que similarmente apenas 1% instalou outra aplicação de pesquisa concorrente.

Google

A Google tem agora 90 dias para mudar as suas prática antes de enfrentar novas medidas legais!

Os tribunais também exigiram que a Google pare de negar o acesso de versões ‘Forked’ do Android à sua Play Store! Devido à falta de provas que estas versões seriam vítimas de falhas técnicas e de pouco suporte aplicacional.

“Acreditamos que o comportamento da Google nega aos consumidores uma escolha mais ampla de aplicações e serviços. Ficando assim no caminho da inovação por terceiros.”

“A nossa preocupação é que ao ‘obrigar’ os fabricantes e fornecedores de rede móvel, a instalação de aplicações Google, em vez de deixá-los decidir qual é o melhor caminho, a Google tapa uma das maneiras principais destas aplicações chegarem a mais clientes.”

Tudo isto pode vir a ter um impacto na maneira de como a empresa manuseia o Android! Podendo levar ao aumento de publicidade nos seus serviços devido à perda de receita, ou até repensar a natureza ‘open-source’ do seu Sistema Operativo.

Apesar desta multa recorde eclipsar completamente a última multa de 2400 milhões de Euro… Não chegou ao máximo de 11 milhões que estava em cima da mesa!

Contudo, a Google não tenciona acatar esta decisão, preparando já um recurso, dizendo que o “Ecossistema vibrante, rápida inovação e preços mais baixos são tudo aquilo que a competição representa.”

A Google tem muito que se preocupar, porque a seguir chegam os resultados da investigação do AdSense!

Via

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Gorilla Glass 6: maior proteção contra quedas (mas não arranhões)

Xiaomi Mi Max 3 oficializado: tudo o que precisa de saber

Seguinte