A Comissão Europeia decidiu finalmente o que fazer quanto às práticas anti competitivas da Google com o seu Sistema Operativo Android!
A Google foi condenada a pagar uma multa recorde de 4340 milhões euros! Que a empresa diz não fazer qualquer sentido, visto que o ‘Android criou mais escolha para todos.”
A Comissária ‘Margrethe Vestager’ justificou a avultada multa com o domínio da gigante da pesquisa no mercado Android! Coagindo os fabricantes a meter o motor de busca da empresa e o seu browser como elementos obrigatórios para aceder à loja ‘Play Store’.
‘Vestager’ mencionou ainda que nada impede os consumidores de mudarem para outros serviços! No entanto, um estudo demonstra que apenas 10% dos utilizadores instalou um Browser diferente. E que similarmente apenas 1% instalou outra aplicação de pesquisa concorrente.
A Google tem agora 90 dias para mudar as suas prática antes de enfrentar novas medidas legais!
Os tribunais também exigiram que a Google pare de negar o acesso de versões ‘Forked’ do Android à sua Play Store! Devido à falta de provas que estas versões seriam vítimas de falhas técnicas e de pouco suporte aplicacional.
“Acreditamos que o comportamento da Google nega aos consumidores uma escolha mais ampla de aplicações e serviços. Ficando assim no caminho da inovação por terceiros.”
“A nossa preocupação é que ao ‘obrigar’ os fabricantes e fornecedores de rede móvel, a instalação de aplicações Google, em vez de deixá-los decidir qual é o melhor caminho, a Google tapa uma das maneiras principais destas aplicações chegarem a mais clientes.”
Fine of €4,34 bn to @Google for 3 types of illegal restrictions on the use of Android. In this way it has cemented the dominance of its search engine. Denying rivals a chance to innovate and compete on the merits. It’s illegal under EU antitrust rules. @Google now has to stop it
— Margrethe Vestager (@vestager) July 18, 2018
Tudo isto pode vir a ter um impacto na maneira de como a empresa manuseia o Android! Podendo levar ao aumento de publicidade nos seus serviços devido à perda de receita, ou até repensar a natureza ‘open-source’ do seu Sistema Operativo.
Apesar desta multa recorde eclipsar completamente a última multa de 2400 milhões de Euro… Não chegou ao máximo de 11 milhões que estava em cima da mesa!
Contudo, a Google não tenciona acatar esta decisão, preparando já um recurso, dizendo que o “Ecossistema vibrante, rápida inovação e preços mais baixos são tudo aquilo que a competição representa.”
A Google tem muito que se preocupar, porque a seguir chegam os resultados da investigação do AdSense!
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!