União Europeia pode forçar a Google a pagar por cada notícia!

A União Europeia pode brevemente forçar a Google a pagar por mostrar fragmentos de notícias através do seu motor de busca. Ou até por redirecionar tráfego a blogues como a própria Leak, na sua plataforma ‘Google Notícias’.

O Parlamento Europeu aprovou nesta passada quarta feira o esboço de um projecto de lei concebido para substituir o regulamento existente que defende os direitos de autor.

Google União Europeia

A União Europeia diz que as antigas regras estão agora obsoletas, visto que foram aprovadas antes da revolução 2.0 da Internet, bem como antes do aumento da popularidade da redes sociais! Que têm estado todo este tempo a ‘roubar’ receitas das publicações, artistas e outros criadores de conteúdos.

A Google juntamente com outras empresas juntaram-se contra esta legislação de uma maneira agressiva! Argumentando que este projecto de lei irá destruir a natureza aberta da Internet! Com esta lei a ir totalmente contra a liberdade de expressão.

Se aplicada no seu formato actual, esta nova lei pode até acabar com os ‘memes’ da Internet! Visto que a maioria usa imagens com direitos de autor… apesar de não serem partilhadas com qualquer tipo de lucro em mente.

Enquanto que a União Europeia mencionou que a sua intenção é ajudar os criadores de conteúdo. A Google não parece disposta a pagar por notícias! Dizendo que esta nova medida irá fazer com que deixe de mandar tráfego para os meios jornalísticos. Mencionando que poderá apenas acabar com a sua plataforma de notícias ‘Google Notícias’.

Tendo em conta a actual proposta, empresas como o Facebook e o Twitter serão também obrigadas a aplicar filtros. De modo a prevenir que os utilizadores publiquem materiais protegidos por direitos de autor nos seus servidores. Sejam estes conteúdos músicas, ‘meme’ ou artigos jornalísticos…

Os membros do Parlamento Europeu contra esta iniciativa estão agora a tentar força um voto em Julho…. Portanto, agora resta esperar para ver o que vai acontecer!

Mas é preciso ter a noção que esta medida pode muito bem acabar com a Internet tal e qual como a conhecemos!

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário