Google Maps: o novo pesadelo do Facebook e Instagram!

Quando pensamos em redes sociais lembramo-nos logo à partida do Facebook e do Instagram. Sobretudo a segunda é para onde têm estado a migrar cada vez mais pessoas. É uma das redes por excelência dos influenciadores e onde os famosos partilham diversos pormenores da sua vida intima. Mas e se lhe disser que o Google Maps tem potencial para ultrapassar tudo isto? Provavelmente vai pensar que estou maluco. Mas na realidade, a Google parece ter um plano secreto em marcha para voltar ao mundo das redes sociais. Com o falhanço do Google Plus que fechou as portas em 2019, a Google acabou com a sua incursão nas redes sociais. O Google Maps pode ser a nova arma para voltar ao ativo neste campo e destronar o Facebook  e o Instagram.

Google Maps: o novo pesadelo do Facebook e Instagram!

Os gostos e as tendências mudam. As plataformas ora são grandes, ora começam a perder utilizadores. Assim, há sempre substitutos à espreita. No passado já tivemos Hi5, orkut, entre outras. Foram enormes, acabaram por morrer ou ficarem mais esquecidas e deram origem a outras. Dito isto, quando as pessoas estiverem fartas do Instagram e do Facebook, podem muito provavelmente virar-se para o Google Maps.

Tudo começou em 2019…

Depois da Google ter experimentado a funcionalidade de seguirmos os guias locais, ainda em 2019, resolveu expandir as coisas para incluir todos os utilizadores e foi aqui que esta nova tendência começou.

Google Maps instagram

Os perfis parecem-se com uma página do Twitter ou do Facebook, com um botão de seguir e o número de seguidores que a conta possui. Depois de seguir um utilizador, vai começar a receber os seus posts, recomendações e outras informações. De facto, até temos gostos e tudo!

Google Maps instagram

No entanto se não gosta de ser popular e quiser manter os seus gostos escondidos também pode. Para além disso poderá aprovar manualmente as pessoas que o querem seguir. Entretanto, juntamente com as novas funcionalidades também haverá novos filtros de tópicos nos perfis que mostram o que o utilizador mais publica.

Google Maps instagram

Estou a ver várias utilizações práticas para isto, especialmente para os influenciadores. Começam a popularizar a conta no Google Maps, ganham seguidores e os restaurantes, lojas e etc começam a pagar-lhes para experimentarem determinados sítios e os recomendarem. Ou seja, pode ser uma área de negócio completamente nova, completa e que com o seu tempo pode ultrapassar outras plataformas.

Entretanto há sempre novidades a chegar!

Google Maps instagram

Recentemente chegou mais uma novidade ao Google Maps. As atualizações ao nível das fotografias, podem ser publicadas com apenas uma linha de texto, tudo a partir de um novo botão que aparece na app abaixo do separador atualizações.

Google Maps instagram

O objetivo é simples. Fazer com que as pessoas conheçam melhor os sítios para onde se querem dirigir graças a fotografias que valem mais que mil palavras. De facto, o texto neste tipo de coisas é o menos importante. Assim em vez de alguém descrever que o sítio X tem uma paisagem muito bonita, é bem melhor vermos uma foto. Fazer o upload da mesma é agora muito mais simples. Mais uma novidade que vai assentar que nem uma luva aos influenciadores.  Entretanto a Google agrupa este conteúdo partilhado em duas categorias. Do responsável por um local e a dos visitantes. Tudo isto revela que a Google está a apostar totalmente na criação de uma forte comunidade à volta do Google Maps.

Ora com um mural, fotografias, visitas e atualizações constantes, estamos ou não estamos perante uma rede social? Se vai fazer grandes estragos no Facebook? Não podemos dizer com tanta a certeza, mas com os ingredientes certos pode-se tornar num pesadelo para o Instagram.

O Google Maps está disponível na Play Store e na App

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Google Stadia está ainda melhor e com novidades para Android TV

Não podemos dizer que o Google Stadia esteja a ter a maior adesão do mundo. No entanto não percebo muito bem porquê. Funciona realmente...

PS5 Pro: A Sony já está a contratar para a próxima versão da consola

A PlayStation 5 está a ser um sucesso comercial brutal, mesmo tendo em conta as dificuldades de produção que a Sony está a ter,...

Pagar o Microsoft Office ou utilizar o LibreOffice de borla?

Há alguns meses atrás, fizemos uma comparação entre o Office da Microsoft e a suite de produtividade do Google Drive, afirmando que para os...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!