Preço da memória vai aumentar! RAM e SSDs mais caros

O preço da memória RAM e do armazenamento SSD tem vindo a cair nos últimos anos, devido a uma procura muito inferior à oferta, o que claro está, fazia com que vários produtos ficassem armazenados em armazém, e os preços ficassem mais apetecíveis para despachar todo o stock produzido pelas fabricantes.

No entanto, em 2021, parece que a coisa vai mudar de forma bastante significativa.



Preço da memória vai aumentar! RAM e SSDs mais caros

preço da memória aumentar

Portanto, com a Samsung, SK Hynix, Micron, YMTC e Intel a liderar um novo ‘boost’ de expansão, é esperado que a produção aumente 10% nos próximos trimestres. O que por sua vez, deveria significar um aumento da oferta, e consequente baixa de preços. Mas não, a procura no mercado aumentou de forma muito significativa em 2021, especialmente na indústria da produção de smartphones, PCs.

Além disto, o mundo dos servidores e bancos de dados também está a renovar muito do hardware para fazer face a uma nova realidade, o que claro está, significa novas encomendas deste tipo de produto.

Assim, tudo isto significa que os preços dos contratos deverão aumentar entre 3~8% nos próximos tempos. O que nem é nada de especial, visto que os preços caíram no primeiro trimestre de 2021. O problema é que além deste aumento, a fábrica de Austin da Samsung ainda não voltou a produzir a 100%, por isso, a produção de controladores de chips NAND está em risco, e como tal, a escassez de produtos para clientes e empresas poderá contribuir para um aumento nos preços finais.

Em suma, é esperado que a queda de preços na memória chegue ao fim em 2021, provavelmente já a partir do segundo ou terceiro trimestre do ano. Entretanto, a subida não deverá ser assustadora, mas irá existir… Como tal, talvez seja boa ideia fazer upgrade nos próximos tempos, para poupar alguns trocos.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também