Google vai impedir alterações faciais com a câmara do Android!

Esta pode ser considerar a notícia do dia, sobretudo para quem gosta de brincar com a câmara do smartphone e tirar fotografias usando filtros faciais ou outros mecanismos. É que a Google vai introduzir uma alteração significativa na API de câmara do Android 11 que vai prevenir os smartphones de utilizarem algoritmos de alteração da face que possam mudar a geometria, tom de pele ou tornar a pessoa mais bonita. Isto é quase inacreditável, mas aparentemente é o que vai acontecer. Mas o que pode implicar o bloqueio das alterações faciais que a Google que fazer na câmara do Android?

Google vai impedir alterações faciais com a câmara do Android!

Isto foi descoberto pelo Editor do XDA-Developers, Mishaal Rahman, que colocou esta informação no Twitter enquanto falava de uma análise recente ao Vivo X50 Pro. Este smartphone, bem como outros, suavizam as fotografias, melhoram o tom de pele e ajustam o brilho, mesmo com o modo de beleza ativado.

Google Câmara Android

Esta mudança na API impede qualquer alteração na estrutura facial. Isto na captura da foto.

Quanto muito, qualquer alteração terá de ser feita posteriormente.

Mas qual será o impacto disto?

Esta é sem dúvida uma excelente questão. É certo que não poderá haver qualquer alteração à estrutura facial. Até aqui tudo bem. Mas até que ponto irá afetar aplicações como o Instagram ou o SnapChat? Teremos de aguardar para ver.

Google Câmara Android

O site Slash Gear revela o que isto significa. Na prática as restrições colocam um ponto final nos filtros de beleza que estão sempre ativos e na possibilidade de se gerar uma face que não existe para documentos falsos, por exemplo. Ainda assim, mexe com muitos aspetos e vai ter impacto nos fabricantes, quer sejam eles, grandes ou pequenos.

Mas esta não é a única questão. É que aparentemente a Google quer obrigar também os fabricantes a usarem, por defeito, a app de câmara da Google. Isto não vai deixar as marcas muito contentes, até porque muitas delas têm sistemas proprietários.

O que acha desta iniciativa da Google?

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também