GeForce GTX 1180 – A NVIDIA vai mesmo apostar no ‘RTX OFF’?

NVIDIA GeForce RTX

NVIDIA GeForce GTX 1180: Vamos mesmo ter uma placa ‘flagship’ sem RTX!? – Há algumas semanas, noticiámos que a NVIDIA estava a pensar seriamente em lançar uma nova placa gráfica focada no mercado de gama alta, também ela baseada na arquitetura ‘Turing’… Mas sem qualquer suporte a RTX ou DLSS! Baixando assim significativamente o preço desta solução, recuperando todos os fãs que desiludiu com a nova e super cara gama RTX 20.

Pois bem, alguns utilizadores do Reddit, descobriram que a HP tem muita documentação disponível online, a mencionar o uso de uma placa gráfica NVIDIA GeForce GTX 1180!

GeForce GTX 1180


Atenção! Apesar de não ser a primeira vez que ouvimos falar desta placa… A verdade é que ainda nada está confirmado, e que todas as provas são ainda circunstanciais.

Pode ser apenas um erro da HP, ou apenas uma placa gráfica reservada para OEM’s.


NVIDIA GTX 1180 descoberta em documentos oficiais da HP! Erro, ou uma nova placa gráfica com o RTX ‘OFF’?

Se quiser chegar aos mesmos documentos que estes utilizadores descobriram, basta abrir o google, e escrever HP Obelisk GTX 1180.

Portanto, se fizer a pesquisa, irá encontrar mais que um resultado para esta placa. Aliás, até a pode encontrar em sistema Obelisk mais apetrechados, e até está listada em algumas lojas de retalho online!

Assim, das duas uma, ou a documentação não foi corrigida, e foi feita antes da confirmação da nomenclatura RTX… Ou então, vamos ter aqui uma nova placa sem RTX, tal e qual como a GTX 1660 Ti.

Porquê GTX 1180 em vez de GTX 1680?

Pois, é aqui que ficamos a pensar que isto é provavelmente apenas um erro… O nome não faz sentido, quando a NVIDIA está neste momento a lançar a GTX 1660 Ti, 1660 e 1650.

Contudo, pode ser um ‘Placeholder, enquanto a NVIDIA decide o nome que irá realmente meter nesta placa gráfica.

É extremamente fácil para a NVIDIA lançar esta placa no mercado!

É bem possível que esta nova placa gráfica seja baseada na mesmo GPU da RTX 2080!

Afinal de contas, segundo as listagens online, a GTX 1180 tem os mesmos 8GB de memória da sua irmã RTX. Por isso, se tivermos em conta que a GTX 1660 Ti, é no fundo uma RTX 2060 com os núcleos RT e Tensor desativados.

Então, chegamos à conclusão, que a NVIDIA pode fazer exatamente o mesmo com esta alegada GTX 1180.

Já existem ‘benchmarks’ da GTX 1180 no GFXbench!

É verdade, no início do ano, chegou à internet um ‘bench’ do GFXbench, a reconhecer uma placa gráfica como uma RTX 2080, apesar de ser notório que não era uma RTX.

O que mais uma vez, nos faz lembrar o caso da GTX 1660, que usa o mesmo número de placa da RTX 2060.


NVIDIA GeForce GTX 1180: Vamos mesmo ter uma placa topo de gama sem RTX!? – Ademais, o que pensa sobre isto?

Na minha opinião, seria uma grande jogada da NVIDIA, lançar uma nova placa gráfica sem RTX e DLSS, para conquistar o mercado que simplesmente não consegue tocar nas RTX topo de gama, mas que também não quer ficar por uma placa de gama média.

Aliás, a NVIDIA teve um fim de 2018 e início de 2019 para esquecer! Por isso, lançar uma placa gráfica amiga da carteira dos consumidores, poderia mesmo ser um ‘game changer’ para a empresa.