GTX 1180 apanhada no GFXBench! Uma RTX 2080 sem Ray-Tracing?

NVIDIA GeForce GTX 1180 apanhada – Há muito tempo que o mercado de PC Gaming esperava por novas placas gráficas! Afinal de contas, as GTX 10 ‘Pascal’ foram lançadas em 2016… E hoje, já nos encontrámos em 2019! Claro que pelo meio tivemos um autêntico fenômeno, com a loucura do Mining, que fez todo o stock de placas gráficas de média gama para cima voar das prateleiras.

Portanto, com um volume de vendas tão alto, tanto a AMD como a NVIDIA, aproveitaram a onda… E assim, decidiram adiar o desenvolvimento e consequente lançamento da nova geração de placas gráficas.

No entanto, em boa verdade, as NVIDIA GeForce RTX 20 acabaram por desiludir imenso os fãs da marca!

GTX 1180

E apesar de terem vendido que nem pãezinhos quentes na altura do seu lançamento… Vários casos de placas devolvidas, devido a defeitos de fabrico, bem como o facto da performance RTX não impressionar, acabaram por baixar imensamente o ‘Hype’, e por consequência, também as acções da NVIDIA.


  • RTX 2080 vs GTX 1080 Ti – Qual é a diferença na performance? – Clique aqui

Dito tudo isto, tendo em conta que o público não salta de entusiasmo com a nova tecnologia RTX (Ray-Tracing), e que o preço da nova gama é no mínimo exagerado.

Faz todo o sentido lançar uma nova gama de placas gráficas, sem estas funcionalidades, que ao fim ao cabo, encarecem o produto. Aliás, curiosamente, há algumas semanas, chegou à Internet um ‘leak’ a mencionar uma gama de placas GeForce GTX 11, que sugeria uma aposta neste sentido, mas apenas na gama média…


  • NVIDIA aposta na gama média com as RTX 2060, GTX 1160 e GTX 1660 – Clique aqui

Contudo, hoje apareceu no GFXBench, uma placa gráfica denominada por NVIDIA GeForce GTX 1180!

GTX 1180

O software reconhece a placa gráfica como sendo a GeForce RTX 2080! O que deverá significar que a GTX 1180 é baseada na mesma arquitetura ‘Turing’.

Assim, a NVIDIA GeForce GTX 1180 é no fundo uma RTX 2080 sem núcleos ‘Ray Tracing’

Afinal de contas, se compararmos o resultado aqui descrito com o resultado da RTX 2080 no Windows… É fácil perceber que são idênticos!


O que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo!

Fonte