RTX 2080 vs GTX 1080 Ti – As novas NVIDIA GeForce RTX chegaram oficialmente ao mercado nesta passada semana! Com a RTX 2080 já disponível, enquanto que a topo de gama RTX 2080 Ti foi adiada para dia 27 de Setembro.
Dito isto, muitos dos especialistas da indústria estão um pouco desiludidos com a nova RTX 2080! Pois, parece ter uma performance bastante similar à ‘velhinha’ GTX 1080 Ti, apesar de ser um pouco mais cara que a placa gráfica Pascal.
Conclusões tiradas, após testes intensivos à RTX 2080, que apenas conseguiu ser 1% mais rápida (em média) na resolução de 1440p.
Apenas conseguindo sair vencedora com larga margem no Rainbow Six Siege e Wolfenstein II, mas ao mesmo tempo, acabou por ser 5% mais lenta em jogos como Hitman e Project Cars 2.
Esta margem contínua nos testes 4K, e a tendência de performance é também exatamente a mesma… Por isso, podemos chegar à conclusão, que a performance da RTX 2080 é muito semelhante à da GTX 1080 Ti.
RTX 2080 vs GTX 1080 Ti – Custo por frame
Vamos olhar para os preços PVP, ou seja, os preços recomendados destas placas nos parceiros da NVIDIA como a MSI, Gigabyte e Asus.
Isto significa que a RTX 2080 tem um custo de 9.58$ por frame, tendo em conta os testes em cima mencionados.
O que também significa que iremos pagar mais 12% por uma performance bastante similar. Isto, se optarmos pela RTX 2080, em vez da mais barata GTX 1080 Ti.
Em paralelo, a topo de gama RTX 2080 Ti tem o custo por frame de 10.75$! Por isso, em comparação à antiga topo de gama GTX 1080 Ti, apesar do preço ter aumentado cerca de 43%, estamos a pagar um ‘premium’ de apenas 9%, devido ao aumento de performance.
Contudo, temos de ter em conta que a arquitetura ‘Pascal’ das GTX 1080 e GTX 1080 Ti tem agora mais de 2 anos…
Será que estes preços fazem sentido? Ou talvez mais importante… Será que o preço faz sentido tendo em conta o aumento de performance?
RTX 2080 vs GTX 1080 Ti – Conclusão
Em suma, a RTX 2080 Ti é 6x mais rápida em Ray Tracing que a anterior topo de gama, sendo capaz de 10 Giga Rays por segundo!!!
O problema, é que atualmente apenas conseguimos usar um total de ZERO Giga Rays por segundo!
Aliás, ainda estamos à espera de uma atualização ao Windows 10 que irá permitir usar a tecnologia… Mas podemos esperar! Afinal de contas, não existe qualquer jogo no mercado capaz de usar a tecnologia.
Jogos que estão a caminho, mas é uma lista que apesar de ter bons nomes, é demasiado pequena! Com menos de uma dúzia de títulos a serem desenvolvidos com a tecnologia em mente.
Para finalizar, a NVIDIA apresentou as novas placas com as suas capacidades ‘Ray Tracing’ com toda a popa e circunstância! Aumentando ainda mais os preços no processo… Contudo, a maioria dos jogadores não será capaz de tirar vantagem desta tecnologia com as placa GeForce RTX 20…