Fabricantes de semicondutores estão a aproveitar-se da crise!

Como deve saber, o mundo da produção de semicondutores está neste momento em estado de sítio, com a procura 30% acima do total da oferta de todas as foundries juntas. Contudo, de forma bem curiosa, tudo indica que as fabricantes de Taiwan, como a TSMC e UMC, começaram a leiloar a sua quota de produção a quem pagar mais.

Aqui é preciso salientar, que tudo isto foi feito, mesmo com listas enormes de encomendas em espera.



Fabricantes de semicondutores estão a aproveitar-se da crise!

semicondutores estão

Portanto, neste início de 2021, estamos fartos de ouvir dizer que não existe produção suficiente para toda a procura por produtos eletrónicos que a pandemia de COVID-19 trouxe para cima da mesa.

Contudo, a TSMC, que é a grande responsável pela produção das consolas PS5, Xbox Series S/X, processadores Ryzen e placas gráficas Radeon, acabou de meter parte da sua produção em leilão. Curiosamente, esta produção estava em “excesso”. Afinal… O que está a acontecer?

Muito resumidamente, segundo a ComputerBase, a TSMC andou mesmo a vender parte da sua capacidade a quem pagasse mais. Claro que ninguém faz ideia da capacidade de produção em cima da mesa, quem a comprou, ou por quanto o fez. Mas é inegável que interessados não deverão faltar, visto que a AMD está à rasca, a Sony também, e até muitas das fabricantes automóveis estão a limitar ou a parar a produção de veículos, devido à falta de semicondutores.

Aliás, o desespero por quota de produção já fez com que a TSMC elevasse os seus preços entre 15 e 20%. (Se por acaso anda a questionar o aumento de preços na tecnologia, está aqui uma das razões!)

Se quiser ficar ainda mais escandalizado, fique a saber que esta crise de produção está para durar, muito provavelmente até 2022. Por isso, se quer uma consola, uma placa gráfica, ou sabe-se lá mais o quê, tem muito que esperar, ou muito para pagar.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.


Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Em destaque

Leia também