O Waze é uma aplicação de navegação GPS dedicada, enquanto o Google Maps oferece o mesmo como um dos seus serviços principais. Seja como for as duas apps têm tantas coisas em comum que por vezes até parece que se misturam e é difícil separá-las. No entanto a verdade é que cada uma delas tem os seus pontos fortes. Assim não confunda. Se tem dificuldade a escolher entre o Waze ou o Google Maps vamos dizer-lhe o que é melhor para si.
Dificuldade a escolher entre o Waze ou o Google Maps? Leia isto!
O melhor para encontrar destinos
Muitas vezes, é melhor utilizar o Google Maps se estiver à procura de um local. Isto porque o Google Maps é principalmente uma aplicação de mapas, pelo que encontrará mais lugares, localizações e funcionalidades. Por outro lado, o Waze é mais uma aplicação de navegação GPS, tal como os melhores dispositivos GPS portáteis utilizados no início da década de 2000 para navegação.
Se pesquisar por lojas no Google Maps, obterá resultados detalhados com classificações, fotografias, serviços oferecidos, horário de funcionamento e comentários dos utilizadores. Por outro lado, o Waze apenas oferece os nomes dos estabelecimentos, a distância a que se encontra, a morada e, por vezes, uma nota a dizer se o local em causa está aberto ou fechado.
O melhor para condução
Se conduz frequentemente, vai adorar a funcionalidade “Sair mais tarde” do Waze. Esta funcionalidade permite-lhe planear as suas deslocações com uma semana de antecedência e a aplicação dá-lhe uma estimativa do tempo de viagem e a melhor hora para sair para chegar ao seu destino exatamente a tempo. Além disso, pode alterar o local de onde está a vir, para que possa planear a sua viagem mesmo que esteja num local diferente.
O Google Maps também tem funcionalidades de planeamento da viagem, como adicionar uma ou mais paragens intermédias, ver todas as esquinas e curvas que tem de fazer e mostrar qual a faixa de rodagem que deve utilizar enquanto conduz. Embora o Google Maps possa mostrar imagens das estradas que tem de percorrer através do Street View, estas não são tão úteis durante a condução.
Mais opções de transporte
Uma vez que o Waze é uma aplicação centrada no condutor, só é útil para quem viaja de carro ou de bicicleta. Pode escolher o seu tipo de veículo na aplicação: Particular, Táxi ou Moto. Dessa forma, ele oferecerá as melhores rotas para o seu tipo de veículo.
O Waze também oferece funcionalidades para veículos eléctricos, como mostrar os carregadores ao longo do seu percurso. Isto é crucial se estiver a conduzir longas distâncias com o seu carro elétrico. No entanto, deve instalar outras aplicações essenciais se possuir um veículo elétrico.
Por outro lado, o Google Maps mostra várias opções de viagem quando se pesquisa um destino. Fornece percursos e estimativas de tempo de viagem para conduzir de carro ou mota, através de transportes públicos, a pé e de avião.
Funções de comunidade
É nos relatórios da comunidade que o Waze mais se destaca, pois permite-lhe a si e aos condutores à sua volta comunicar problemas na estrada que podem afetar o tempo de viagem e a segurança rodoviária. Pode comunicar trânsito inesperado, presença da polícia, acidentes, perigos na estrada, encerramento de estradas, faixas de rodagem bloqueadas, mau tempo, preços da gasolina e até pedir ajuda a outros Wazers.
Pode até modificar o mapa e adicionar estradas para outros utilizadores tocando em Edição do mapa, embora tenha de verificar isso mais tarde num browser de computador de secretária ou portátil. E se estiver preso no trânsito, pode partilhar as suas frustrações com outros utilizadores iniciando um chat no mapa. Infelizmente, o Google Maps não oferece nenhuma destas funcionalidades.
Waze para a condução diária, Google Maps para explorar
Tanto o Waze como o Google Maps são excelentes aplicações para as suas utilizações específicas. Se for de carro e estiver com pressa opte pelo Waze. Como tem vários relatos em tempo real é talvez o mais certo a dizer-lhe a hora de chegada. Se quiser explorar uma determinada zone opte pelo Google Maps.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!