(Ensaio) Hyundai i30 N: Experiência pura e brincalhona!

(Ensaio) Hyundai i30 N: Como é óbvio, devido aos tempos que vivemos de revolução elétrica quase forçada, os carros a combustão cheios de cavalos capazes de fazer os bons e velhos “pops and bangs” têm os seus dias contados.

Estamos a falar dos Golf R e GTI, do Honda Civic Type-R desta vida, e claro, estamos também a falar do Hyundai i30 N, aquele que pode muito bem ser o mais “cru” do trio, mas que ainda assim, é também muito provavelmente aquele que o vai transportar a uma altura em que provavelmente andava a jogar Need for Speed no seu PC ou consola, ou andava louco com os filmes de Fast and Furious.

Mas, o fim estar próximo é mesmo uma pena… É que este carro é de uma diversão incrível!

(Ensaio) Hyundai i30 N: Experiência pura e brincalhona de condução!

Especificações Técnicas:

  • Motorização: 1998cc Turbo // 4 cilindros (Theta) // 280 cavalos // 392 Nm // Caixa de Dupla Embraiagem com 8 mudanças
  • Segurança:
    • Sistema de Travagem Autónoma de Emergência (FCA), com função de deteção de Peões e Ciclistas,
    • Sistema de Acompanhamento da Faixa de Rodagem (LFA),
    • Sistema de radar de ângulo morto (BCW), que permite através de sensores incorporados nos flancos traseiros do veículo detetar a aproximação de outro veículo no ângulo morto (não coberto pelos espelhos retrovisores exteriores), acionando luzes de alerta nos espelhos exteriores e um alerta áudio que é emitido no caso de indicação de mudança de direção.
  • Extras:
    • N Grin Control Shift: Um botão que dá mais potência durante 20s
    • RevMatching: Ajusta as rotações de forma automática quando o condutor engrena uma mudança mais baixa.
    • Launch Control: Arranque com o máximo de potência
    • Bluelink: Controle o automóvel através do seu smartphone.
  • Peso e Dimensões: 1499kg // 4340 mm * 1795 mm * 1445 mm (136 mm de altura ao solo)

Este é um carro cheio de tecnologia, com muita qualidade de construção, e um aspeto que, apesar de alguns toques mais “racing”, está obviamente em linha com a restante gama da Hyundai…

Mas, é também um carro que vale a pena logo assim que se olha (ou se ouve) o escape.

Aliás, apesar do facto de ser possível personalizar muita coisa no i30 N no campo da performance, se há há coisa que fiz, foi potenciar ao máximo o barulho do escape deste automóvel.

Aquelas aceleradelas, aquele arranque a puxar ao máximo para depois ouvir o carro a arrefecer enquanto “estalava”. É pura e simplesmente algo completamente fora do normal, que nos leva para uma experiência muito mais primitiva daquilo que é conduzir um automóvel do ponto A para o ponto B.

Como é óbvio, com todos estes ajustes focados numa experiência mais desportiva, este i30 N não é de todo um automóvel pensado para o dia-a-dia. É o expoente máximo daquilo o i30 N pode ser. Porém, especialmente se for um condutor como eu, que fica logo entusiasmado com uma máquina como esta pronta a responder a todo e a qualquer impulso que faça nos pedais ou no volante, tem de estar preparado para consumos bastante mais altos. (Médias de 15 litros aos 100 não é de todo muito complicado).

Mas como carro de fim de semana, ou puro brinquedo para o asfalto, é incrível.

Aliás, é até possível que fiquei acima do Golf R, o automóvel que mais me tirou do sério nestes muitos ensaios que tenho vindo a fazer para a Leak.pt. Não pela performance ou uso no dia-a-dia, porque acredito que o R é mais carro, é mais estável, e até mais veloz.

O i30 N é apenas mais puro, e apesar de parecer algo sem sentido, isso tem um peso muito significativo, especialmente quando a compra de um automóvel, para um entusiasta, tem sempre um aspeto tão emocional.

Conclusão

É um carro bonito, que numa cor mais normal nem vai saltar assim tanto à vista enquanto anda na rua. Está extremamente bem equipado em todos os aspetos, seja de segurança ou tecnologia integrada, além de tudo isto, apesar de não ser o mais rápido, é um carro extremamente ágil e veloz que lhe vai meter um sorriso no rosto.

  • Vai perder um pouco de conforto relativamente a um automóvel “Normal”, mas vai ganhar muito mais que isso em outras áreas.

É também mais barato que muitos dos seus rivais diretos. Por isso, é sem dúvida um automóvel “brinquedo” a ter em conta se for um entusiasta a sério. Saiba mais aqui.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também

As máquinas Multibanco conseguem detetar dinheiro falso?

De certeza que costuma utilizar com alguma recorrência as máquinas Multibanco tanto para levantamento como para depósitos. São muito úteis por todas as funcionalidades...

Como e quando deve utilizar um cartão de crédito virtual

Um cartão de crédito virtual é um número de cartão único e temporário que está ligado a uma conta de cartão de crédito existente....

Dicas essenciais para proteger o seu dispositivo contra roubo

Num mundo cada vez mais digital, proteger o seu smartphone tornou-se numa preocupação central. É que a ameaça de roubo não se limita apenas...

Dicas essenciais para limpar a sua piscina desmontável

Manter uma piscina desmontável limpa é essencial para garantir momentos refrescantes e seguros durante o verão. A limpeza de piscina não só melhora a...

Dobráveis: Xiaomi (e outras) por cima da Samsung em 5 aspetos!

Cmo estamos fartos de dizer, a Samsung é a força dominadora no mundo dos dobráveis. Mas, isso não significa que seja a fabricante que...

Faça isto e vai conseguir transformar o seu Gmail! Experimente!

Lidar com e-mails não é a forma mais divertida de passar o tempo. Sobretudo quando temos muitas mensagens com que lidar. No entanto, o...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados