(Ensaio) Hyundai i30 N: Como é óbvio, devido aos tempos que vivemos de revolução elétrica quase forçada, os carros a combustão cheios de cavalos capazes de fazer os bons e velhos “pops and bangs” têm os seus dias contados.
Estamos a falar dos Golf R e GTI, do Honda Civic Type-R desta vida, e claro, estamos também a falar do Hyundai i30 N, aquele que pode muito bem ser o mais “cru” do trio, mas que ainda assim, é também muito provavelmente aquele que o vai transportar a uma altura em que provavelmente andava a jogar Need for Speed no seu PC ou consola, ou andava louco com os filmes de Fast and Furious.
Mas, o fim estar próximo é mesmo uma pena… É que este carro é de uma diversão incrível!
(Ensaio) Hyundai i30 N: Experiência pura e brincalhona de condução!
Especificações Técnicas:
- Motorização: 1998cc Turbo // 4 cilindros (Theta) // 280 cavalos // 392 Nm // Caixa de Dupla Embraiagem com 8 mudanças
- Segurança:
- Sistema de Travagem Autónoma de Emergência (FCA), com função de deteção de Peões e Ciclistas,
- Sistema de Acompanhamento da Faixa de Rodagem (LFA),
- Sistema de radar de ângulo morto (BCW), que permite através de sensores incorporados nos flancos traseiros do veículo detetar a aproximação de outro veículo no ângulo morto (não coberto pelos espelhos retrovisores exteriores), acionando luzes de alerta nos espelhos exteriores e um alerta áudio que é emitido no caso de indicação de mudança de direção.
- Extras:
- N Grin Control Shift: Um botão que dá mais potência durante 20s
- RevMatching: Ajusta as rotações de forma automática quando o condutor engrena uma mudança mais baixa.
- Launch Control: Arranque com o máximo de potência
- Bluelink: Controle o automóvel através do seu smartphone.
- Peso e Dimensões: 1499kg // 4340 mm * 1795 mm * 1445 mm (136 mm de altura ao solo)
Este é um carro cheio de tecnologia, com muita qualidade de construção, e um aspeto que, apesar de alguns toques mais “racing”, está obviamente em linha com a restante gama da Hyundai…
Mas, é também um carro que vale a pena logo assim que se olha (ou se ouve) o escape.
Aliás, apesar do facto de ser possível personalizar muita coisa no i30 N no campo da performance, se há há coisa que fiz, foi potenciar ao máximo o barulho do escape deste automóvel.
Aquelas aceleradelas, aquele arranque a puxar ao máximo para depois ouvir o carro a arrefecer enquanto “estalava”. É pura e simplesmente algo completamente fora do normal, que nos leva para uma experiência muito mais primitiva daquilo que é conduzir um automóvel do ponto A para o ponto B.
Como é óbvio, com todos estes ajustes focados numa experiência mais desportiva, este i30 N não é de todo um automóvel pensado para o dia-a-dia. É o expoente máximo daquilo o i30 N pode ser. Porém, especialmente se for um condutor como eu, que fica logo entusiasmado com uma máquina como esta pronta a responder a todo e a qualquer impulso que faça nos pedais ou no volante, tem de estar preparado para consumos bastante mais altos. (Médias de 15 litros aos 100 não é de todo muito complicado).
Mas como carro de fim de semana, ou puro brinquedo para o asfalto, é incrível.
Aliás, é até possível que fiquei acima do Golf R, o automóvel que mais me tirou do sério nestes muitos ensaios que tenho vindo a fazer para a Leak.pt. Não pela performance ou uso no dia-a-dia, porque acredito que o R é mais carro, é mais estável, e até mais veloz.
O i30 N é apenas mais puro, e apesar de parecer algo sem sentido, isso tem um peso muito significativo, especialmente quando a compra de um automóvel, para um entusiasta, tem sempre um aspeto tão emocional.
Conclusão
É um carro bonito, que numa cor mais normal nem vai saltar assim tanto à vista enquanto anda na rua. Está extremamente bem equipado em todos os aspetos, seja de segurança ou tecnologia integrada, além de tudo isto, apesar de não ser o mais rápido, é um carro extremamente ágil e veloz que lhe vai meter um sorriso no rosto.
- Vai perder um pouco de conforto relativamente a um automóvel “Normal”, mas vai ganhar muito mais que isso em outras áreas.
É também mais barato que muitos dos seus rivais diretos. Por isso, é sem dúvida um automóvel “brinquedo” a ter em conta se for um entusiasta a sério. Saiba mais aqui.
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