Como conseguir emprego através do LinkedIn! Guia completo

A rede social LinkedIn atualmente já não é o que era. Assim,  ao longo dos últimos anos tem vindo a ganhar terreno no mundo do recrutamento e da partilha profissional. Este aumento da utilização por parte de empresas e de quem procura emprego está relacionada com a evolução para o meio digital. É por esse motivo que são necessários alguns truques para se desatacar. Foi por esse motivo que criámos este guia completo para conseguir emprego através do LinkedIn.

Como conseguir emprego através do LinkedIn: guia completo!

Atualmente esta rede social destinada ao mundo empresarial tornou-se mesmo um dos principais mercados para recrutamento e não só. Assim, além do emprego, o LinkedIn faz com que as empresas aumentem a sua visibilidade e credibilidade no mercado. SIM, O LinkedIn veio para ficar, e sem concorrência no seu mercado. Digo mesmo que quando acabei a minha formação foi a ferramenta que mais utilizei para encontrar as melhores oportunidades.

Linkedin emprego

Vamos então explicar-lhe como construir o seu perfil e aumentar as mensagens de oferta de emprego. De facto, com estas dicas o seu perfil aparecerá mais facilmente associado a certas vagas. Visto que a primeira imagem é a que se destaca. Assim é importante que o nosso perfil tenha informações organizadas de forma correta para que estas sobressaiam aos olhos de quem nos encontra mas não nos conhece.

A importância de um bom perfil para o emprego via LinkedIn

Um bom perfil do LinkedIn faz toda a diferença na nossa imagem profissional. O perfil é basicamente o seu currículo nesta rede social, e portanto tem de estar tudo afinado.

Quando os os interessados visitam o seu perfil, normalmente fazem uma leitura na diagonal, visto que têm imensos perfis para analisar. Entretanto se forem de encontro ao que procuram, aí sim, podem perder mais algum tempo a analisar e até mesmo entrando em contacto com o utilizador em destaque.

Deste modo é essencial um perfil organizado e com a devida informação nos lugares corretos, não colocando palha, mas sim o essencial que evidencie o que somos, as nossas competências e o que estamos à procura.  Assim é possível conquistar reconhecimento, aumentar a visibilidade dos produtos e serviços, construir uma autoridade e uma presença no mundo empresarial.

Posto isto, em seguida, damos algumas ideias para as diferentes secções do seu perfil!

  • Foto de perfil e imagem de capa:

Linkedin emprego

O primeiro impacto quer queiramos ou não está relacionado com a imagem. Em primeiro lugar coloque-se no lugar de quem esta a recrutar e imagine que precisa de alguém para a sua empresa e procure. Entrou em todos os perfis? Pois, é aí que quero chegar!

Involuntariamente o cérebro humano faz um pré-julgamento da imagem da pessoa a quem pertence o perfil. Isto não é feito por mal. É um ato involuntário que está embutido nas características humanas.

Portanto, uma vez que a primeira impressão é muito importante utilize uma foto de perfil que marque à primeira vista quem o encontrar. Nessa foto transmita boa aparência, mas cuidado com a foto, pois estamos a falar de contexto de trabalho e não de Instagram. Tente transparecer que é confiante de si mesmo e que é uma pessoa motivada pelo desafio. Além disso, nessa fotografia transpareça boa disposição, pois é muito importante no ceio do trabalho em equipa, e dê nessa foto um toque pessoal que transpareça um pouco daquilo que você é. Lembre-se que a imagem da foto de capa juntamente com o restante perfil faz toda a diferença. Não é por acaso que existe a conhecida frase que dita que uma imagem vale mais que mil palavras, uma vez que numa imagem podemos transparecer muita informação.

Relativamente à imagem de capa, tente utilizar algo relacionado com a sua área de estudo, de modo que o seu perfil tenha um enquadramento de acordo com a área para que pretende ser recrutado.

  • Titulo Profissional

Linkedin emprego

O campo que diz respeito ao título profissional está localizado abaixo do nome. Nesse campo devemos indicar a profissão que desempenhamos e a área que atuamos. Não confunda profissão com cargo.

No meu caso uso termos como Engenheiro de software, Machine Learning, Engenheiro Eletrónico, Engenheiro de Automação e Robótica. Isto também é importante para conseguir emprego no LinkedIn.

  • URL do seu perfil

Linkedin emprego

É importante personalizar o URL do nosso perfil. Através deste link é fácil e rápido para qualquer pessoa aceder ao nosso perfil, ou seja, torna mais fácil poderem aceder às nossas informações. Por convenção é recomendado utilizar o nosso nome para personalizar o URL.

  • Experiências

Linkedin emprego

Nesta secção é importante salientar que quantidade não é qualidade. Preencha as informações de experiência profissionais que sejam relevantes para os cargos que procura. Coloque apenas as experiências solidas adicionando uma pequena descrição a cada uma.

  • Formação académica

Linkedin emprego

  • Problemas a abrir ficheiros PDF no Windows 10? Resolva já!

Liste nesta secção toda a sua formação. Por vezes pode marcar a diferença onde estudou, bem como ficar associado a utilizadores que estudaram no mesmo estabelecimento de ensino.

  • Skills e certificados

Linkedin emprego

Liste as suas habilidades para cativar quem visita o seu perfil. Mas atenção. O segredo de uma lista de habilidades é ser verdadeiro relativamente às suas habilidades. De nada serve uma grande lista se na verdade quando entrevistado não conseguir responder a perguntas relacionadas com as suas supostas skills. Esta para mim é uma secção muito importante do seu perfil. Por isso não deixe de apostar nela. Visite o perfil de algum conhecido, colega ou amigo e uma vez que o LinkedIn permite adicionar skills nas ligações, veja se tem alguma skill em falta e adicione. Isto fará com que façam o mesmo no seu perfil. Caso não receba em troca alguma skill, peça aos seus conhecidos que revejam se podem agregar mais alguma coisa às suas skills.

  • Recomendações

Linkedin emprego

As recomendações das nossas ligações também tornam o nosso perfil mais valioso e mais interessantes para os empregadores. É essencial para conseguir emprego no LinkedIn. Como tal indique as pessoas com quem já trabalhou ou trabalha para que façam uma breve visita ao seu perfil e o recomendem perante as diferentes skills que tem. Faça o mesmo e passe pelo perfil das suas ligações e recomende de acordo com o que sabe de cada uma.

  • Resumo no LinkedIn

Linkedin emprego

Ao preencher o perfil do LinkedIn temos uma secção importante destinada ao resumo e temos de dar muita atenção.

Os empregadores com base nas informações que saltam aos olhos criam a primeira impressão. Por isso tudo o que colocar no resumo tem que ser bem refletido para que em pouco se diga muito sobre nós. No resumo é onde definimos como queremos ser vistos pelo mundo.

O que se destaca no resumo, em conjunto com as skills que que colocamos no nosso perfil, é o suficiente para muitos dos empregadores percebem se vale apena conhecer melhor a pessoa em causa ou se não corresponde minimamente ao que procuram. Por isso sim aposte num bom resumo, coloque uma breve apresentação de si, fale de interesses profissionais bem como da area de atuação e informe quem recruta acera do que o motiva.

A importância de um bom Networking para conseguir emprego no LinkedIn

Um bom networking é essencial no LinkedIn para conseguir emprego. Deste modo devemos ter em consideração as pessoas a quem estamos ligados. Recomendam-se ligações com profissionais da nossa área, principalmente utilizadores que tem muitas ligações de modo a que o algoritmo da rede social enquadre o nosso perfil numa determinada área. Além disso, é importante estabelecer ligação com empregadores.

Outra forma de ganhar visibilidade está relacionada com a interação que temos na rede. Devemos partilhar conteúdo interessante e de preferência relacionado com a nossa área. Além disso, deve-se comentar as publicações da nossa rede e recomendar o conteúdo de outras pessoas caso se enquadrem connosco.

Linkedin emprego

Uso de palavras Chave!

Visto que são imensos os utilizadores do LinkedIn e a tendência tende a aumentar, a utilização de palavras-chave é sem dúvida importante para que se destaque perante outras pessoas.

Posto isto, coloque palavras-chave no resumo bem como no título profissional, o que aumentará as hipóteses de um empregador o encontrar. O algoritmo das redes sociais filtrará certos perfis, sendo que com palavras chaves bem definidas evitará que fique fora de pesquisas de empregadores que se relacionem com a usa área de interesse.

A importância da partilha de bom conteúdo!

A partilha de bons conteúdos relacionados com a nossa área de interesse faz com que o nosso perfil seja notado por outros utilizadores do LinkedIn. Principalmente por aqueles cujos interesses são similares. Bons conteúdos vão fazer com que seja muito mais notado.

Perfil em diferente idiomas (No nosso caso Português e Ingles é o suficiente)

Linkedin emprego

A importância do perfil em diferentes idiomas é importante para que empregadores de diferentes países encontrem o nosso perfil. Ao termos o nosso perfil em mais que uma lingua fará com que este apareça facilmente nas pesquisas em outras idiomas. No caso de termos apenas um perfil em português, o que acontece é que apenas aparecerá em pesquisas com idioma idêntico. Isto pode levar-nos a perder muitas ofertas de trabalho. Como tal no nosso perfil, no canto superior direito, ha uma opção que diz “Adicionar perfil em outro idioma”.

O LinkedIn não é apenas uma montra de profissionais para as empresas. É verdade que nos podemos promover, mas também podemos encontrar várias ofertas directamente. Ou seja, o LinkedIn ajuda-nos a conseguir emprego de várias formas. Recomendo que siga as empresas que se enquadrem consigo. Deste modo terá acesso as suas publicações com as quais deve interagir e além disso consegue ver partilhas de vagas de emprego.

Entretanto não se esqueça que se está num smartphone pode descarregar o LinkedIn para Android aqui e para iPhone aqui.

mm
João Sousa
Desde cedo sempre procurei estar a par das novidades tecnológicas acabando por seguir carreira na vertente das tecnologias. Conhecer o estado da arte atual nas diferentes tecnologias preenchem os meus dias pois gosto de estar sempre na vanguarda do conhecimento.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Jogador do Benfica é um dos melhores em FIFA 22! Mas quem?

O FIFA 22 está quase a ser lançado no mercado! Assim, depois de ter revelado o Overall dos vários jogadores do novo capítulo do...

Ator da Netflix passou-se com os fãs! “Mal educados!”

Tendo em conta que a Netflix é um verdadeiro mar de projetos de grande sucesso acaba por ter muita atenção por parte de vários...

NVIDIA GeForce RTX 30: Um ano depois… O que aconteceu?

Numa altura em que já se fala de novas placas gráficas da NVIDIA, de seu nome 'GeForce RTX 30 Super', está na altura de...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!