Google Drive é a primeira app a receber novidade do Android 12!

As atenções estão todas viradas para o Android 12 e para aquilo que ele vai trazer de novo. Ora para que tudo corra bem e para que a experiência seja consistente, é natural que as apps tenham de integrar todas as alterações em termos visuais e não só que estão presentes no novo sistema operativo. É exatamente isso que se passa com o Google Drive que acabou de receber uma novidade do Android 12. Ora cada app no novo sistema operativo é acompanhada por uma animação para tornar a experiência de arranque mais interessante.

Google Drive é a primeira app a receber novidade do Android 12!

Um dos aspetos da animação começa logo num ícone animado no ecrã inicial. Ora isto já está presente no Google Drive.

Google Drive

Isto começa logo no Android 12 assim que carregamos numa aplicação. A app expande-se a partir do sítio onde está localizada até ocupar os quatro cantos do ecrã. Entretanto quando abrimos uma app que já não lançamos há muito tempo e é iniciada de raíz, temos também um ecrã com um ícone especial.

Os programadores podem então personalizar esse ícone que aparece, bem como a possibilidade de utilizarem um ícone animado. Outro aspeto interessante é que as animações pode ter uma duração ilimitada. No entanto, a Google recomenda que sejam de 1000 milisegundos como refere o site 9to5Google.

Quando a Google anunciou esta novidade, deram o Gmail como exemplo. Neste caso uma animação semelhante até aparece na versão web. 

Seja como for, foi o Google Drive a primeira a receber esta novidade como mostra o vídeo abaixo.

É verdade que isto pode parecer um pequeno pormenor mas é importante. Tomemos como exemplo o Windows 10. Temos várias situações onde existem várias inconsistências em termos de interface. Isto acaba por prejudicar a experiência de utilização. Aliás é isso que a Microsoft quer resolver de uma vez por todas com o Windows 11.

A Google não se quer meter em assados então quer resolver o problema logo no início fazendo com que exista cola entre apps e sistema operativo.

Pode descarregar o Google Drive aqui.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Gboard: já pode personalizar como nunca o teclado da Google!

Não há dúvidas de que o teclado da Google, o Gboard é um dos melhores e mais utilizados. Funciona bem e disponibiliza diversas funcionalidades....

Ataques informáticos dão 35 anos de prisão a homem de 32 anos!

Muitas pessoas acham que estão a salvo por fazerem atividades ilícitas atrás de um computador. No entanto isto não podia estar mais longe da...

Não jogue estes jogos! São considerados os mais tóxicos!

Se por acaso costuma jogar diariamente os mais diversos vídeo jogos então certamente deverá saber que existem uns com comunidades mais tóxicas do que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!