Windows 11 corre de forma espetacular no smartphone!

O Microsoft Windows 11 foi otimizado para vários cenários de utilização. De facto, isto foi uma preocupação deste fabricante. Correr da melhor maneira possível nos computadores, mas também em todo o tipo de tablets. Aliás o novo sistema operativo vem com um módulo só para isso e gestos melhorados. Agora que a primeira versão preview (veja como descarregar aqui), a build 22000.51, já está disponível para processadores Intel, AMD e ARM eis que um programador conseguiu instalar o Windows 11 no smartphone, mais concretamente num Windows Phone, para ver como tudo funcionava.

Windows 11 corre de forma espetacular no smartphone!

Windows 11 smartphone

O programador Gustave Monce conseguiu compilar uma build ARM do Windows 11 e instalou com sucesso este sistema operativo num Microsoft Lumia 950 XL. Foi um equipamento lançado em 2015 com o Windows 10 Mobile e descontinuado por volta de 2017 devido à falta de aplicações.

Curiosamente e apesar do Windows ser oficialmente desenvolvido para tablets e computadores, o sistema operativo adaptou-se extremamente bem ao smartphone. O Lumia 950 XL que tem um ecrã de 5.7 polegadas foi capaz de arrancar o novo Windows e tudo correu muito bem.

O menu iniciar funciona como deveria e até as animações estão intactas. Para além disso, o Windows 11 responde muito bem Entretanto o programador conseguiu ativar a conetividade móvel utilizando os drivers do Windows 10 Mobile. Ou seja, isto trouxe chamadas e mensagens nativas a este sistema operativo.

É que parece que o Windows 11 vem com linhas dedicadas para gerir a conetividade em dispositivos com chipsets Snapdragon. No entanto, isto funciona também nos Windows Phones.

A Microsoft está a trabalhar numa versão mobile do sistema operativo?

À partida não, mas deveria. A documentação oficial refere apenas que ele funciona em dispositivos com ecrãs de 9 polegadas. Ou seja, para já, o Windows 11 no smartphone é apenas uma miragem. Seja como for é algo possível e que funciona mesmo muito bem. Assim não seria disparatado se a Microsoft pensasse a sério neste função.

Quanto ao smartphone que foi usado, é um grande feito o Lumia 950XL continuar a funcionar tão bem com os novos sistemas operativos.

Lembro que alguns programadores têm tentado trazer o Windows 10 para smartphones. O que não se tem revelado muito fácil. Pode ser que com este projeto que envolve o Windows 11 no smartphone tudo fique mais fácil.

Não perca nenhuma informação importante. Siga-nos no Google Notícias. Siga-nos ou clique no símbolo da estrela no canto superior direito.
mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Receba a nossa Newsletter

Outros artigos

Conta da Luz: esta é a energia que gasta a PS5!

A classificação de potência oficial de uma consola PlayStation...

Air Fryer: vale a pena comprar uma fritadeira sem óleo?

As fritadeiras de ar quente que também são conhecidas...

Dezembro + Netflix = Novos projetos brutais! Vai adorar!

Depois de já termos mencionado alguns dos projetos que...