Inicio Especiais Cuidado! Pode ficar sem a sua conta Google a qualquer momento!

Cuidado! Pode ficar sem a sua conta Google a qualquer momento!

Imagine acordar, agarrar no seu smartphone e descobrir que a sua conta Google tinha sido banida permanentemente, sem hipótese de a recuperar. É um pesadelo não é? Claro que tudo depende da forma como utiliza o seu ecossistema Google. No entanto, uma proibição permanente pode ser realmente devastadora. Perde o acesso a tudo o que estava habituado a usar diariamente, incluindo Gmail, Google Drive, Google Fotos e Google Play. Para além disso, todas as playlists que criou no YouTube seriam desativadas. Para além disso, tudo o que tivesse comprado, associado à sua conta Google, teria de ser comprado novamente. Ou seja, uma desgraça!

Embora a maioria dos utilizadores nunca tenho visto a sua conta Google ser banida isto acontece.

Foi por esse motivo que o site AndroidAuthority elaborou um plano de contingência que pode usar no caso disso acontecer.

A primeira coisa que quero destacar é que a Google tem todo o direito de encerrar a sua conta, caso se justifique. Para isso basta não cumprir os termos e políticas do gigante de motores de busca. Dito de outra forma, se a Google não gostar do que está a fazer, poderá suspender ou encerrar sua conta a qualquer momento.

Conta Google

No documento referente à política de utilização, a Google afirma que pode banir a sua conta se abusar ou interferir nos serviços deste gigante. Isto é de facto, muito vago. Pode ser alguma tentativa de adquirir aplicações de forma fraudulenta na Play Store, ou algo do género. No entanto, a questão é muito ampla. A Google tem todo o poder para decidir se alguém “abusou” de um serviço, o que dá ao utilizador pouco espaço de manobra.

Eis um exemplo recente. Diversos utilizadores do YouTube ficaram com as suas contas Google (não apenas as contas do YouTube) banidas por “enviarem spam” para um feed de vídeo com Emojis. No entanto, o YouTuber que criou o vídeo em questão incentivou as pessoas a fazerem isso. Ainda assim, as contas foram mesmo banidas. Depois tudo se resolveu, mas a Google dias para reativar as contas de todos os utilizadores. Mesmo assim, ocorreram perdas de dados.

Já viu também o que era perder a sua conta do Gmail? Iria perder todos os emails que lá tem. Aliás a situação pode ser ainda mais grave. No caso de ter um smartphone Android iria perder quase todas as funcionalidades que utiliza no dia-a-dia. Perdia também o acesso ao Google Fotos e ao Google Drive.

A minha conta foi banida. E agora?

Bem, a primeira coisa que tem de fazer é descobrir o motivo para a sua conta ser banida. É tão simples quanto dar um clique aqui para fazer login na sua conta do Google e ver qual a mensagem que aparece depois de fazer login.

Posteriormente, pode tentar restaurar a sua conta a partir dessa mesma página. Basta clicar no botão “Tentar restaurar” e seguir as instruções.

Entretanto, o Google oferece um processo de apelação para lidar com as proibições de conta.

Conta Google

Se tentar restaurar a sua conta e o pedido for rejeitado ou houver algum tipo de mensagem de erro, pode fazer um direto à Google. Basta aceder a este formulário e preenchê-lo com todas as informações que puder. A Google diz que normalmente responde dentro de dois dias úteis.

Enquanto aguarda, pode tentar fazer o download de pelo menos alguns dos dados da sua conta. Basta abrir as aplicações que utiliza (Google Fotos, Google Drive, etc.) enquanto estiver ligado à sua conta banida e examinar a página que aparece. Para algumas aplicações haverá um link para instruções sobre como fazer o download dos dados dessa aplicação. Isto caso a Google não suspenda a proibição de utilizar a sua conta.

Infelizmente, se o recurso automático não funcionar e a Google rejeitar o seu recurso manual, não há muito o que fazer. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Amazfit Band 5: um super-wearable por apenas 45 Euros!

Quando os primeiros wearables apareceram não tiveram uma grande aceitação no mercado. As pessoas ainda não estavam preparadas para os smartwatches, nem para as...

Galaxy S30 com Exynos já não vai levar pancada da Qualcomm

Apesar da situação que envolve o desempenho das versões Europeia e Americana do Galaxy S20 e também do Note, a Samsung vai voltar a...

Quer mais autonomia no portátil? Use o novo Microsoft Edge!

Os browsers são muito esfomeados. De facto a memória sofre muito quando visitamos vários sites e sobretudo quando temos muitos separadores abertos. O processador...

Google PlayStore: sete jogos grátis este fim-de-semana!

É sexta-feira e isto por si só é sempre uma excelente notícia. Agora que o fim de semana está a chegar, é tempo de...

Gboard: preparado para uma grande atualização no design?

A Google tem estado a trabalhar num novo design do Gboard há dois meses. Agora parece que esta novidade já está a chegar aos...