Google Fotos tem uma novidade fantástica e vai mesmo usar!

Pode parecer difícil mas o Google Fotos tem uma novidade que o vai deixar ainda melhor. Na prática é uma nova funcionalidade avançada de reconhecimento de texto. As melhorias no Google Lens aplicadas ao Google Fotos vão tornar possível a procura de texto nas imagens. Esta informação foi descoberta em primeiro lugar pelos utilizadores do Google Fotos. Depois foi confirmado pela empresa na aplicação oficial no Twitter.

Google Fotos tem uma novidade fantástica e vai mesmo usar!

Apesar da Google já permitir a pesquisa de fotos por diversos elementos, nomeadamente objetos, eventos, pessoas e animais, a possibilidade de pesquisar por texto nas imagens guardadas na cloud ainda não estava disponível.

De acordo com a Google, a partir deste mês, isto já vai ser possível. Assim podemos pesquisar por palavras-específicas que estejam nessas imagens. Imaginemos que tirámos uma fotografia junto a uma placa de uma localidade mas infelizmente já não nos lembramos de quando é que a tirámos. Da forma tradicional seria complicado encontrar. Agora já não. Basta escrevermos o nome dessa localidade e vamos encontrar logo a foto. Reconhecer texto nas fotografias é sem dúvida uma capacidade fantástica.

Google Fotos tem uma

Para além disso, não se trata apenas de localizar texto. Trata-se também de podermos fazer copy/paste do texto que está nas fotografias que tirámos. Assim de repente lembro-me de uma excelente utilização para isto. Tiramos uma foto a slides de uma apresentação powerpoint e voilá. Ela fica transformada em texto.

O Google Lens tem tido muitas melhorias ao longo dos anos. Isto agora faz ainda mais sentido com a integração em diversos serviços da Google.

Lembro que com o Google Lens podemos adicionar dados a partir de um cartão de visita, ou identificarmos diversos produtos. Tudo com muita simplicidade.

De facto, é uma excelente ferramenta para ajudar os utilizadores a fazerem tarefas que normalmente requeriam mais do que uma acção. Para além disso, a Google não vai parar aí. Assim a questão é sabermos quais serão os próximos truques.

Assim, o Google Fotos tem uma novidade mas certamente que não será a última.

Aliás a caraterística que mais estamos à espera é a capacidade de dar cor às fotografias antigas, leia-se, preto e branco, com uma elevada precisão. Já se falou várias vezes desta possibilidade, mas ainda está tudo em desenvolvimento.

Vale a pena ler:

Google Fotos: é melhor escolher Alta Qualidade ou modo Original?

Novidade no Google Fotos dá cor às fotos a preto-e-branco!

Google Assistant ganha integração com o WhatsApp e não só

Fonte

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Produção de chips vai ser demasiada em 2023. Queda de preços?

Segundo a IDC, o mercado de semicondutores vai crescer 17.3% durante o ano de 2021! Um número muito superior ao do ano passado, que...

Windows 11: PC Health Check Tool está de volta!

A Microsoft passou os últimos três meses a testar a aplicação PC Health Check Tool para o Windows 10. Lembro que é uma aplicação...

VLC 3.4 para Android: a versão que vale mesmo a pena instalar!

O VLC é sem dúvida um dos melhores leitores multimédia e tem a vantagem de estar disponível para todas as plataformas. Para além disso...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!