Intel revela o poderoso CPU Xeon Platinum com 56 núcleos


Por em

A AMD e a Intel têm travado uma luta enorme no campo dos processadores ao longo dos anos. Ora existe um avanço por parte de um fabricante, ora surge outro pelas mãos do concorrente. Agora a mais recente novidade parte da Intel. Este fabricante apresentou ao mundo a linha de processadores Xeon Platinum 9200 baseada na microarquitetura Cascade Lake. Destina-se sobretudo a servidores muito potentes e a aplicações de deep learning.

Novos Xeon Platinum: Estes processadores vão arrasar em termos de desempenho!

Xeon Platinum

Até o modelo mais “fraco”, o 9221, tem 32 núcleos, 64 threads e uma velocidade base de operação a 2.1GHz. Tem ainda 71.5 MB de cache e um TDP de 250W. Nos modelos de topo os valores são muito mais interessantes.

O Xeon Platinum 9282 tem 56 núcleos, 112 threads e uma velocidade base de operação de 2.6GHz. A isto juntam-se 77 mb de cache e um TDP de 400W.

No campo da gama-média temos os 9242 e 9222. O primeiro tem 48 núcleos e 96 threads. Tem também 71.5Mb de cache, uma velocidade base de 2.3GHz e 350W TDP. O último, por outro lado, é virtualmente idêntico ao 9221. A única diferença notável é a velocidade de relógio que vem a 2.3GHz por defeito.

Xeon Platinum

Todos os chips na nova linha Xeon incluem suporte para o ultra-rápido armazenamento Optane, bem como proteções baseadas em hardware para o Spectre e Meltdown. Isto é pelo menos o que relata o site Anandtech.

Neste momento ainda nada se sabe acerca dos preços dos Xeon Platinum

No entanto se olharmos para a geração anterior, uma coisa é certa. Estará fora do alcance da grande maioria dos entusiastas de PCs que querem uma super máquina.

Em suma, os novos processadores são sem dúvida uma excelente aposta da Intel!

Claro que são essencialmente os servidores e os data-centers que vão poder beneficiar da implementação destes processadores. Ainda assim, é bom constatarmos as evoluções que acabam sempre por beneficiar o utilizador final.

Entretanto veja aqui a possível resposta da AMD.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Samsung está a planear fazer algo novo com o Galaxy Note 10

Depois do Geekbench ASUS Zenfone 6z aparece no AnTuTu

Seguinte