Inicio Hardware AMD quer roubar o mercado de servidores das mãos da Intel!

AMD quer roubar o mercado de servidores das mãos da Intel!

AMD quer roubar o mercado de servidores das mãos da Intel! – A AMD parece estar num caminho de conquista, e quem vai sofrer, é mesmo a Intel. A fabricante de processadores já deu um ar da sua graça, em 2017 e 2018, com a arquitetura Zen, que abanou mas ainda não fez a Intel cair.

No entanto, parece que com a nova arquitetura Zen 2, as coisas podem mudar, em todos os mercados, especialmente o de servidores!

A AMD está a planear capturar cerca de 10% do mercado de servidores! Com os novos processadores EPYC Rome de 7nm

AMD quer roubar

O que no fundo, faz todo o sentido, visto que a AMD continua a assegurar novos contratos e parcerias, para dar vazão à procura de vários fornecedores de serviços na cloud.

Até a Amazon parece ter ficado fã dos processadores EPYC da AMD, preterindo os antigos reis da performance Intel Xeon. Aliás, a Amazon acabou de encomendar novas instâncias EC2, com um processador ‘Custom’ AMD EPYC 7000.

Similarmente, temos a Japonesa NTT Data, que também quer fornecer os seus centros de dados, com processadores AMD EPYC.

Por fim, temos ainda o Super Computador Atos BullSequana XH2000, que vai ter ‘apenas’ 3125 processadores AMD EPYC Rome, perfazendo uns extraordinários 200.000 núcleos de processamento e 400.000 threads.

AMD quer roubar

Em boa verdade, 10% de quota de mercado, até parece algo bastante abaixo das capacidades atuais da AMD! Contudo, percebo perfeitamente, que a empresa seja um pouco conservadora nas percentagens, visto que foi uma grande vitória ter alcançado os 3.2% em 2018, depois de em 2017, ter apenas 0.8% do mercado nas suas mãos.

Afinal de contas, com a performance que a AMD oferece, bem como o preço super apelativo… Só há espaço para o sucesso!

Escusado será dizer, que se a AMD conseguir alcançar os 15% de quota de mercado… O projeto Intel Xeon, irá passar um mau bocado.

Aliás, se bem se lembra, o antigo CEO da Intel (Brian Krzanich) tinha como grande objetivo, não deixar a AMD chegar aos 15-20% de quota de mercado! Mas como a AMD estava prestes a ganhar uma vantagem a nível arquitetural, não parecia ser uma missão fácil de cumprir.

Curiosamente, os AMD EPYC Rome, foram desenhados para competir com os Intel Ice Lake-SP de 10nm

Numa estratégia, que demonstra a grande evolução da AMD nos últimos anos. A empresa teve em conta o desempenho esperado dos novos processadores Intel! Para se manter um passo à frente da concorrência.

Contudo, como sabe, os 10nm da Intel estão a ser uma autêntica desilusão, e apesar da fabricante ter anunciado 2020 como o ano do seu lançamento… Começa a ser difícil de acreditar, que este processo alguma vez chegue ao mercado.

Em suma, não existe qualquer dúvida que a AMD voltou ao jogo em grande! Tanto no mercado de consumo, como no mercado de servidores. Atacando com tudo, na altura em que a Intel estava mais frágil.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo! Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

É oficial! Já sabemos quem é o novo grande vilão da Marvel!

Depois do último grande filme da Marvel (Avengers: Endgame), é preciso encontrar novos atores para os vários papéis que foram deixados 'vazios'. Afinal de...

(Análise) VW Golf 2021: 46 anos de evolução tecnológica!

O Golf da gigante alemã Volkswagen é inegavelmente um dos modelos mais populares do mundo automóvel! Afinal de contas, estamos a falar de um...

(Rumor) Monitores Xiaomi de 240Hz e 360Hz a começar nos 125€?

Não é novidade para ninguém que a Xiaomi tem apostado forte e feio nos 'ecrãs', ou seja, nas TVs e monitores. Ao fim ao...

Sem notificações de mensagens no Android Auto? Resolva já!

A Google lançou o Android Auto 5.6 há algumas semanas. Dito isto, enquanto todos esperavam uma experiência de utilização melhorada, as coisas afinal não...

Google Fotos acaba de receber uma novidade! Já a encontrou?

A Google não para de atualizar as suas aplicações. Quer seja, o Maps, o Gboard, o Lens, ou outras, tudo tem merecido a atenção...