COVID-19: estes são os termos que tem mesmo de conhecer!


Por em

O coronavírus continua a dominar as notícias em todo-o-mundo pelos piores motivos. De facto, esta ameaça continua a crescer na Europa e não só. Portugal, por exemplo, entre hoje à meia noite na chamada fase de mitigação. Entretanto, para que esteja a par de todos os termos relacionados com esta pandemia resolvi criar um pequeno glossário onde junto alguns dos termos que mais têm sido utilizados nos últimos dias acerca do COVID-19.

COVID-19: estes são os termos que tem mesmo de conhecer!

coronavirus, Coronavírus está, COVID-19

Coronavírus: um grupo de vírus que causa uma variedade de doenças, incluindo a gripe comum e as condições respiratórias mais graves.

Covid-19: O nome da doença respiratória causada pelo último tipo de coronavírus. Este tipo específico foi identificado na cidade de Wuhan, China, em janeiro de 2020.

Auto-isolamento: o ato de permanecer em sua própria casa e evitar o contato com outras pessoas, tanto quanto possível, para reduzir a propagação do vírus.

Distanciamento social: medidas tomadas para mitigar a propagação da doença, reduzindo o contacto com as pessoas. Alguns exemplos incluem o encerramento de escolas, o incentivo ao teletrabalho e a redução do número de reuniões públicas em larga escala.

Transmissão na comunidade: quando uma pessoa contrai o vírus, apesar de não ter viajado para uma área afetada como a China ou de não estar em contato com alguém conhecido por ter a doença.

Pandemia: Uma disseminação mundial de uma nova doença.

Epidemia: O aumento no número de casos de uma doença acima do que normalmente é esperado numa população residente numa determinada área geográfica.

Endémica: presença constante de uma doença numa população dentro de uma determinada área.

Surto: o número de casos de doenças que excedem o normalmente esperado.

A fase de contenção: São assim as etapas introduzidas para impedir que o vírus se espalhe pelo maior tempo possível, como detectar casos precoces e tentar estabelecer com quem a pessoa infectada esteve em contato.

Fase de atraso: Medidas adotadas para reduzir o pico de impacto do vírus e retardar a sua propagação, como restrições a reuniões públicas.

Fase de mitigação: Fornecer aos hospitais o apoio necessário para manter os serviços essenciais à medida que o vírus se espalha e ajudar aqueles que estão doentes na comunidade a reduzir o impacto geral da doença na sociedade.

Viajante da categoria 1: pessoas que devem se auto-isolar, independentemente de apresentarem sintomas, se tiverem viajado para a província de Hubei na China, Irão, norte da Itália ou Daegu e Cheongdo na Coréia do Sul.

Viajante da categoria 2: viajantes que voltam de países como Japão, Camboja, Tailândia, Vietnam, Malásia e Singapura. Essas pessoas devem isolar-se e ligar para a linha sáude 24 através do 808 24 24 24.

Procura mais informações sobre o COVID-19? Leia também

COVID-19: Homem morre ao tomar um medicamento

Coronavírus: Prepare-se para ficar com a sua Internet mais lenta!

COVID-19: Tem estes sintomas? Então é provável que esteja infetado!

Atenção! Há dois sintomas do COVID-19 que todos estão a ignorar!

COVID-19: Descubra agora mesmo na DGS se pode estar infetado

O novo coronavírus afinal consegue resistir até 17 dias nas superfícies!?

Leia também

Ou veja mais notícias de COVID-19, Especiais, Featured

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Sabe qual é o melhor tablet Android de 2020?

Cuidado TSMC, Intel e Samsung! A China está a chegar aos 7nm

Seguinte