Cuidado TSMC, Intel e Samsung! A China está a chegar aos 7nm

Há alguns meses atrás, noticiámos que a o Governo Chinês estava a fazer tudo por tudo para acabar com a sua dependência em tecnologia estrangeira, tentando fazer um reset em todas as instituições públicas, num esforço que deverá demorar pelo menos 3 anos. Por isso, com este ‘boost’ governamental, temos várias fabricantes Chinesas a investir forte e feio na sua tecnologia de produção, de forma a conseguir chegar a este objetivo sem sacrificar performance.

Dito tudo isto, parece que a SMIC (Semiconductor Manufacturing International Corporation) está agora a dar os últimos toques num processo de produção equivalente aos tão populares 7nm que temos visto no mundo dos smartphones e computadores.



Cuidado TSMC, Intel e Samsung! A Chinesa SMIC está a chegar aos 7nm

A China está

Portanto, de acordo com o EETimes, o novo processo da SMIC traz melhorias de 57% na eficiência energética, 20% na performance e 63% na redução da área utilizada, em comparação com o anterior processo de 14nm. Ainda assim, este novo processo ainda está 35% atrás da performance do melhor processo de 7nm do mercado, que pertence à TSMC.

Ou seja, de forma muito resumida, a SMIC ainda não chegou aos 7nm! Contudo, chegou a algo muito similar com este novo processo denominado por N+1, especialmente quando temos em consideração o tamanho físico, e consumo energético. Por isso, se em tão pouco tempo chegou aqui, vai ser muito interessante perceber como é que a empresa irá evoluir nos próximos tempos.

Em suma, até os Chineses já estão quase a chegar aos 7nm… Enquanto a Intel ainda anda a coçar a cabeça a tentar resolver o que tem acontecido com os 10nm.


Cuidado TSMC, Intel e Samsung! A China está a chegar aos 7nm – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Será que a China vai mesmo conseguir largar todos os parceiros tecnológicos, para produzir tudo ‘in-house’? Será que as grandes fabricantes de smartphones como a Huawei e Xiaomi vão na cantiga? Como será este mercado nos próximos anos? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

pub